Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) - Médico cirurgião cardiovascular (2019) Questão 49

Uma paciente de 53 anos de idade apresenta úlcera dolorosa na perna esquerda há cinco semanas, com aumento progressivo após trauma local de pequeno porte durante suas atividades domésticas. A paciente tem hipertensão arterial e diabetes mellitus controladas. Ao exame físico, encontrava‐se em bom estado geral, com índice de massa corporal igual a 32, edema moderado nos membros inferiores e presença de varizes moderadas nos membros inferiores. A úlcera era rasa, com 4,5 cm de diâmetro e bordas mal definidas em face anterolateral da perna esquerda. Havia discreto processo inflamatório ao redor da úlcera, assim como discreto escurecimento periúlcera. O leito da úlcera continha fibrina. Pulsos presentes e simétricos nos membros inferiores.
Com base nessa situação hipotética, a melhor hipótese diagnóstica e a conduta a ser adotada são, respectivamente,

  • A úlcera neuropática pelo diabetes e solicitar eletroneuromiografia para confirmar o diagnóstico e prescrição de antibiótico tópico.
  • B úlcera isquêmica e solicitar eco Doppler arterial e venoso para confirmar o diagnóstico e prescrição de antibiótico tópico.
  • C úlcera infecciosa e solicitar hemograma para confirmar o diagnóstico e prescrever antibiótico tópico.
  • D úlcera venosa e solicitar eco Doppler venoso para confirmar o diagnóstico e prescrição de debridante químico.
  • E úlcera mista e solicitar arteriografia para confirmar o diagnóstico e prescrever debridante químico.

Encontre mais questões

Voltar