Uma paciente de 53 anos de idade apresenta úlcera dolorosa na perna esquerda há cinco semanas, com aumento progressivo após trauma local de pequeno porte durante suas atividades domésticas. A paciente tem hipertensão arterial e diabetes mellitus controladas. Ao exame físico, encontrava‐se em bom estado geral, com índice de massa corporal igual a 32, edema moderado nos membros inferiores e presença de varizes moderadas nos membros inferiores. A úlcera era rasa, com 4,5 cm de diâmetro e bordas mal definidas em face anterolateral da perna esquerda. Havia discreto processo inflamatório ao redor da úlcera, assim como discreto escurecimento periúlcera. O leito da úlcera continha fibrina. Pulsos presentes e simétricos nos membros inferiores.
Com base nessa situação hipotética, a melhor hipótese diagnóstica e a conduta a ser adotada são, respectivamente,
- A úlcera neuropática pelo diabetes e solicitar eletroneuromiografia para confirmar o diagnóstico e prescrição de antibiótico tópico.
- B úlcera isquêmica e solicitar eco Doppler arterial e venoso para confirmar o diagnóstico e prescrição de antibiótico tópico.
- C úlcera infecciosa e solicitar hemograma para confirmar o diagnóstico e prescrever antibiótico tópico.
- D úlcera venosa e solicitar eco Doppler venoso para confirmar o diagnóstico e prescrição de debridante químico.
- E úlcera mista e solicitar arteriografia para confirmar o diagnóstico e prescrever debridante químico.