TEXTO 1
A CRIAÇÃO DO MUNDO
(Revista e diminuída)
E no princípio era o verbo
depois o advérbio e o composto
veio então a raiz quadrada
povoar de teoremas as águas
do cérebro
como toda ciência – e muita, mas
muita paciência – criou
toda matéria que há
separando a geografia o
mar da terra
lá pela hora do recreio
veio a arte e a história
dar seus palpites
e foi depois da sétima aula
que o Professor descansou
não sem antes passar dois
mil anos de lição de casa
para que todos aprendessem
um pouco de tudo que há no mundo
e não levasse bomba no fim do ano.
(Ulisses Tavares, Viva a poesia, 1997, p. 48).
TEXTO 2
O melhor de Calvin Bill Watterson
Fonte: O Estado de S. Paulo, 6 nov. 2008.
Em relação ao conteúdo do Texto 1, é correto afirmar que
- A aborda o universo escolar e realiza uma intertextualidade com o texto bíblico sobre a criação do mundo.
- B tematiza as disciplinas escolares restritas ao ensino fundamental.
- C utiliza uma linguagem denotativa para tratar do ensino de disciplinas específicas.
- D visa igualar o conhecimento escolar com a criação do universo.
- E realiza uma comparação entre o momento em que Deus criou a terra e as disciplinas de geografia e história.