Prefeitura Municipal de Santa Luzia D`Oeste - Assistente Social (2020) Questão 44

O avanço na construção de uma área científica representa um salto qualitativo na formação do Assistente Social e, simultaneamente, uma nova dimensão identitária para a profissão a partir da produção de conhecimento. Sob essa perspectiva, é possível afirmar que a pesquisa é:

  • A uma questão central para o debate contemporâneo do Serviço Social, pois embora este tenha se legitimado pela intervenção característica de sua forma de aparecer, de participar no mercado de trabalho, é pela via da pesquisa que o seu avanço se tem verificado.
  • B o entendimento de que o surgimento da profissão de maneira crítica demanda apreender e compreender sua particularidade como produto histórico, e a função que ela desempenha no interior das relações entre as classes sociais.
  • C vinculada à atuação da Igreja Católica, aliada ao Estado e à burguesia. Neste contexto, surge em 1925 no Chile o primeiro curso de Serviço Social, a partir do cenário de lutas por espaços de poder e hegemonia entre as classes sociais.
  • D a exploração abusiva a que é submetido e a luta defensiva que o operariado desenvolve são percebidas pela sociedade burguesa como ameaça a seus mais sagrados valores, a moral, a religião e a ordem pública.
  • E a necessidade do controle social da exploração da força de trabalho. A compra e venda dessa mercadoria especial sai da pura esfera mercantil pela imposição de uma regulamentação jurídica do mercado de trabalho através do Estado.