As empresas dependem de seus empregados e colaboradores a fim de que as atividades nelas desenvolvidas contribuam para que os objetivos sejam atingidos. Hoje a competência do quadro de pessoal da empresa mostra-se um diferencial competitivo.
Para que haja consonância entre os objetivos da organização e a competência necessária de seu quadro de pessoal, visando à competitividade, a empresa deve
- A estabelecer um programa anual de treinamento em que haja trilhas de aprendizado, nas quais os empregados escolherão a área em que pretendem se desenvolver.
- B organizar um processo de seleção interna com base no perfil profissional que a empresa deseja para a sua área de treinamento.
- C elaborar suas estratégias de acordo com as competências de seu quadro de pessoal, que, por sua vez, será responsável pela implementação das ações para atingir os objetivos.
- D determinar que o departamento de Recursos Humanos, ao fazer o processo de recrutamento e seleção, somente contrate profissionais com nível superior completo, já tendo, por isso, adquirido as competências necessárias.
- E identificar a lacuna entre as competências necessárias para atingir os objetivos e as competências internas disponíveis na empresa implementando as ações necessárias para a eliminação dos gaps.