Questão 3 Comentada - Prefeitura de Mondaí - Professor de Informática - AMEOSC (2025)

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é o documento que norteia as ações de uma instituição de ensino, definindo sua identidade e intencionalidade educativa. Sua elaboração é um marco, mas é na contínua articulação entre implementação e avaliação que sua vitalidade se manifesta. O processo de revisão periódica é fundamental para garantir sua relevância e adequação à realidade da comunidade escolar. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__) A avaliação do PPP deve ocorrer ao final de cada ciclo de gestão, focando-se exclusivamente na medição quantitativa das metas estabelecidas no plano de ação. Esse processo é de responsabilidade da gestão diretiva e visa a identificar o cumprimento das diretrizes curriculares nacionais, sendo um instrumento de prestação de contas à secretaria de educação, desvinculado dos processos formativos docentes.
(__) O caráter 'Político' do PPP reside no compromisso da escola com a formação de cidadãos críticos e participativos, e sua dimensão processual e democrática se materializa na construção, execução e avaliação coletivas, envolvendo todos os segmentos da comunidade escolar (professores, alunos, funcionários, pais e responsáveis).
(__) A autonomia da escola na elaboração de seu PPP não significa soberania absoluta, mas sim a capacidade de contextualizar e adequar as diretrizes educacionais nacionais e locais (como a LDB e os Parâmetros Curriculares Nacionais) à sua realidade específica, refletindo sua identidade e as necessidades de seus alunos.
(__) O PPP é concebido como um documento dinâmico e flexível, que deve ser constantemente revisitado e reavaliado, não se tratando de um plano estático ou de um documento burocrático a ser arquivado, mas de um guia para a ação e a reflexão contínua sobre a prática pedagógica.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V − F − F − V.
  • B F − V − V − V.
  • C V − V − V − F.
  • D F − F − V − V.