Advocacia Geral da União (AGU) - Economista (IDECAN - 2014) Questão 77

O Plano Real, concebido em 1993, implementado durante o governo do presidente Itamar Franco, pelo então ministro Fernando Henrique Cardoso, foi exitoso em lograr estabilizar a economia brasileira, que já havia experimentado um processo de abertura comercial, de renegociação da dívida externa e desregulamentação do mercado. Dentre as afirma­tivas abaixo, assinale a que NÃO corresponde ao interstício fato econômico ocorrido e espação temporal.
  • A A primeira etapa do Plano Real foi implantada com a aplicação do Plano de Ação Imediata (PAI), em 14 de junho de 1993.
  • B A unidade de referência de valor, conhecida como URV, foi implementada em 27 de maio de 1994, durante a segunda fase do Plano Real.
  • C A nova moeda, conhecida como Real, foi oficializada como moeda de consenso na sociedade brasileira ainda durante a segunda fase do Plano Real, a partir de primeiro de julho de 1994, mediante a edição da medida provisória, conhecida como a do Plano Real.
  • D Em janeiro de 1999, não resistindo a pressões do mercado, o Real foi desvalorizado. O agravamento do déficit nas contas públicas, pelo efeito da desvalorização e do aumento dos juros, agravou a perspectiva de uma recessão no ano e da deterioração dos indicadores socioeconômicos e escalada de desemprego.
  • E Em 1997, diante da crise asiática, a vulnerabilidade da economia brasileira tornou-se mais evidente. Com um déficit em contas correntes de US$ 33,4 bilhões, equivalente a 4,20% do PIB brasileiro, o governo foi novamente obrigado a adotar medidas de contenção do nível de atividades para evitar o descontrole externo.

Encontre mais questões

Voltar