Petróleo Brasileiro S.A (Petrobras) - Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software (2010) Questão 24

Uma empresa de fabricação de software, em não conformidade com qualquer padrão de maturidade de processos ou certificação, deseja lançar-se no mercado externo. Para isto, resolveu certificar-se e atestar a maturidade do processo de seus projetos de software. O modelo escolhido para certificação foi o SW-CMM. Por estar iniciando a padronização de seus processos e para não exceder, em hipótese nenhuma, o orçamento, decidiu-se que o nível máximo em que a empresa iria certificar-se no SW-CMM, neste momento, seria o nível 3. Quando o nível 3 de SW-CMM tiver sido alcançado nessa empresa,

  • A vão estar implementadas as áreas-chaves de Análise de Causas e Resolução, Inovação e Implantação na Organização e Gerência de Métricas e Qualidade, que servirão para controlar a repetição dos processos de fabricação de software da empresa.
  • B vão estar implementados todos os processos de otimização de fabricação do software e vai existir a área-chave de Processos Gerenciais de Mudanças, que é uma área-chave evolutiva usada para o caso de se desejar ir para os níveis mais elevados de maturidade do SW-CMM.
  • C vai existir uma equipe responsável por organizar e estabelecer métricas quantitativas de qualidade e produtividade para as atividades dos processos de fabricação de software e também para garantir que os processos de implementados sejam diferentes para cada projeto de software da empresa.
  • D vão estar implementados os processos de concepção de cronograma e custo, de controle de evolução de requisitos, de armazenamento das experiências anteriores e de organização de desenvolvimento e manutenção do software.
  • E poderão ser repetidos e medidos os processos de fabricação de software, sem que ainda seja necessário ter planos de definição e padronização bem estabelecidos, que só existirão caso se deseje alcançar o nível 5 do SW-CMM (que é o nível onde se começa a definir os processos).

Encontre mais questões

Voltar