Questões de CMM (Capability Maturity Model) (Governança de TI)

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Nas áreas de processos (PAs) do CMMi, a Gerência de Configuração se encontra em:  
  • A engenharia/básica
  • B suporte/básica
  • C gerência de processos/avançada
  • D engenharia/avançada
  • E gerência de processos/básica

Sobre o Modelo de Maturidade da Capacitação para Software, chamado CMM – Capability Maturity Model for Software, marque a alternativa INCORRETA.

  • A O CMM define seis níveis de capacidade, sequenciais e cumulativos que podem ser utilizados como uma métrica para avaliar como uma organização está realizando um determinado processo e também podem ser utilizados como um guia para a melhoria.
  • B O CMM é uma estrutura que serve como base ou guia para a melhoria recomendada para organizações de software que desejam aumentar a capacitação ou capacidade de seu processo de desenvolvimento de software.
  • C O CMM propõe para as organizações uma evolução através de níveis de maturidade da capacitação, ou seja, a produção de software com a qualidade esperada, prazos e recursos acordados.
  • D O modelo CMM enfatiza a documentação dos processos, avaliando que para se obter melhoria no mesmo, é necessário que ele seja adaptado à empresa e aos projetos por ela desenvolvidos, evitando a desorganização dos processos e à inexistência de padrões documentados.
  • E O modelo CMM possui cinco níveis de maturidade onde é estabelecido um conjunto de metas, que buscam melhorar a capacitação da organização no desenvolvimento dos processos contínuos (permitem que as organizações escolham áreas específicas do processo para implementação de melhorias.). Os níveis são: inicial, repetitivo, definido, gerenciado e otimizado. Cada nível é composto por várias áreas-chave (é utilizada na acepção: importantíssimo, decisivo e fundamental) de processo que conduzem a metas de melhoria, com exceção do nível 1.

Se um dos principais objetivos de uma corporação, onde há um forte comprometimento organizacional, é implementar processos robustos de desenvolvimento de sistemas que envolvam lidar com requisitos, adotar o CMMI-DEV, versão 1.3, é uma boa opção. Nesse modelo, na abordagem por estágios, as atividades de elicitar, analisar e estabelecer os requisitos do cliente e dos componentes do software caracterizam o processo de

  • A Gerenciamento de requisitos.
  • B Análise de requisitos.
  • C Levantamento de requisitos.
  • D Desenvolvimento de requisitos.
  • E Validação de requisitos.

Quanto a dois modelos de maturidade de processo de software: Capability Maturity Model Integration (CMMI) e Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), assinale a alternativa correta.

  • A Os modelos CMMI e MPS.BR tratam especificamente da mensuração da qualidade do software, que pode inclusive ser aplicada a softwares adquiridos.
  • B O que difere o CMMI do MPS.BR é que o primeiro avalia a qualidade do produto e o segundo avalia a qualidade do processo de desenvolvimento.
  • C No nível G – Parcialmente gerenciado – do MPS.BR, é necessário que seja verificado que o resultado “DR7 – Os requisitos são validados” seja atendido.
  • D No nível F – Gerenciado – do MPS.BR, é necessário que seja verificado o resultado “GCO5 – As modificações e liberações são disponibilizadas para todos os envolvidos”.
  • E O MPS.BR possui cinco níveis de maturidade: inicial, gerenciado, definido, quantitativamente gerenciado e em otimização.

Em geral, métricas de qualidade não devem apenas informar, mas também orientar sobre como realizar a melhoria da qualidade do software. Tendo em vista que o CMM (Capability Maturity Model) foi projetado nesse sentido, assinale a opção que equivale ao nível 3 de qualidade de software no CMM.

  • A O sistema de gerenciamento de projeto de software é repetível e medido qualitativamente.
  • B O desenvolvimento de software ocorre de acordo com um processo bem definido.
  • C O produto de software e o processo que o desenvolve são gerenciados quantitativamente.
  • D O software é produzido por meio de algum processo tido como disforme.