Tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009), é INCORRETO afirmar que é papel do professor e da professora, na organização do tempo e do espaço nas creches e pré-escolas:
- A Arranjo das condições de aprendizagem que articulem adequadamente conteúdos, atividades, horários, espaços, objetos e parceiros disponíveis.
- B Utilizar como possibilidade a organização de áreas ou cantinhos - da casinha, do cabelereiro, do médico ou dentista, do supermercado, da leitura, do descanso – que permita a cada criança interagir com pequeno número de companheiros, desenvolva uma melhor coordenação das ações e a criação de um enredo comum na brincadeira.
- C Organizar a sala de modo a viabilizar a prática pedagógica adultocêntrica.
- D Estruturar a sala de modo que facilite a orientação da criança sobre a rotina cotidiana utilizando cartazes, com dias da semanas, nome dos alunos presentes, nomes dos ajudantes do dia e desenhos de relógios.
- E Utilizar materiais alternativos com a ajuda da comunidade para concretizar determinados cenários favoráveis à brincadeira simbólica ou atividades exploratórias ou expressivas.