Questão 50 Comentada - Prefeitura de Itatiba-2 - Supervisor de Ensino - VUNESP (2025)

De acordo com a proposta de Hoffmann (2001) sobre a avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, e entre interesses e valores dos alunos, destina-se, essencialmente, a

  • A subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes para favorecer o seu desenvolvimento.
  • B explicar o grau de aprendizagem do aluno a partir da avaliação de sua capacidade de atingir os objetivos estabelecidos pela instituição escolar e, em última instância, pelo currículo.
  • C fornecer dados quantitativos estratégicos, que comprovem a eficiência do ensino na busca pela escola pública de qualidade em todo o país, mitigando as diferenças socioculturais.
  • D orientar a elaboração de listas de exercícios e atividades de apoio para a recuperação de alunos com baixo desempenho, intervindo de modo antecipado no fracasso escolar.
  • E verificar se os conteúdos programáticos foram integralmente assimilados pelos alunos, dentro do tempo previsto, e de modo articulado às competências socioemocionais.