O Brasil é um país com uma grande diversidade de cobras. Sejam elas ___________ ou não, há muitas pessoas que temem cruzar o caminho desses répteis. De todas as cobras, o título de “campeã” de picadas de pessoas no Brasil pertence à jararaca, segundo informações do Instituto Butantan. No país, 69,3% dos acidentes envolvendo serpentes são de picada de jararaca.
A jararaca tem uma característica marcante: seu padrão de cor varia de cobra para cobra, abrangendo tons marrons escuros ou claros, verdes, acinzentados ou amarelos. O animal apresenta também _________ geralmente mais escuras na lateral do corpo. Essa cobra pode ser encontrada da Bahia ao Rio Grande do Sul. O efeito do veneno da jararaca muda conforme a idade do réptil. Nos exemplares juvenis, tem ação anticoagulante. Já no caso de jararacas adultas, a ação inflamatória é mais intensa. Os principais sintomas em pessoas adultas são dor e inchaço local, além da possibilidade de sangramento em mucosas (como gengivas). Há ainda o risco de complicações, como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.
Para evitar ser picado, use _________ fechados, de preferência de cano alto quando for andar em meio ao mato. Ao manipular folhas, lenhas, palhas, lixo ou entulho (que podem servir de abrigo para diferentes cobras), é importante usar luvas. Se avistar uma jararaca na natureza, mantenha distância e não toque no animal. Em áreas urbanas e residenciais, as autoridades competentes, como Corpo de Bombeiros e serviços de controle de zoonoses, devem ser acionadas para capturar a cobra.
(Fonte: National Geographic Brasil — adaptado.)
Sobre as informações presentes no texto, assinalar a alternativa CORRETA:
- A A cor da jararaca varia de cobra para cobra, como seus tons de marrom.
- B No país, não se tem muitos registros da picada da jararaca, apenas da cobra coral.
- C As jararacas não são tão venenosas quanto acham que são.
- D Os sintomas da picada da jararaca são bem leves, por isso quase ninguém busca ajuda profissional.