Em uma disputa de kumitê, a arbitragem deve avaliar simultaneamente a eficácia dos golpes e a conformidade das ações dos atletas com as regras. A interação entre uma técnica ofensiva bem-sucedida e uma infração regulamentar pode alterar drasticamente o resultado do combate. Considerando a aplicação das regras de pontuação e penalidades, analise as seguintes situações e suas consequências. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(__) Um atleta que executa um chute vigoroso e com boa forma na área do peito do adversário, mas sem causar desequilíbrio, receberá a pontuação Ippon (3 pontos) devido à aplicação vigorosa da técnica.
(__) A saída não intencional da área de competição (jogai), mesmo que seja a primeira ocorrência na luta, resulta em uma penalidade de Hansoku-chui (aviso de desclassificação) devido ao risco que impõe ao andamento do combate.
(__) Durante a luta, se um competidor executar uma sequência de defesa e contra-ataque que demonstre um ritmo e equilíbrio excepcionais, análogos aos de um kata, ele pode receber uma pontuação de Yuko (1 ponto) apenas pela demonstração de atitude marcial, mesmo que o golpe final não atinja o alvo.
(__) Para que um soco na região do abdômen seja validado e resulte em pontuação, não basta o contato; a técnica deve ser aplicada cumulativamente com boa forma, atitude desportiva, aplicação vigorosa, atitude marcial, bom sentido de oportunidade e distância correta.
A sequência está correta em
- A V, F, F, F.
- B V, V, V, V.
- C F, F, F, V.
- D F, F, V, V.