Questões de Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais (Educação Física)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.

De acordo com o Prof. Elenor Kunz (2012, p. 132), há um princípio comum que orienta o sistema esportivo universal, apoiado na competição e na concorrência. Este princípio "surge da aceitação da ideia de que qualquer um, qualquer equipe, tem a possibilidade de vencer em confrontos esportivos. O objetivo dos esportes fica assim reduzido à ideia de vencer constantemente.

Essa forma de compreender os jogos esportivos, tal como referenciada pelo texto, instituem valores que reforçam uma perspectiva de

  • A horizontalidade.
  • B sobrepujança.
  • C participação.
  • D igualdade.
  • E justiça.

Leia o texto a seguir.

As festas esportivas e as olimpíadas dos trabalhadores aconteciam sem o uso do cronômetro, fitas métricas e tabelas de resultados, e ao contrário, exploravam os exercícios lúdicos, as atividades de grupo e acentuavam gestos simbólicos de solidariedade. Esse movimento chegou ao ponto de criar uma organização internacional socialista da cultura corporal e a realizar três grandes olimpíadas de trabalhadores.

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: Uma Introdução. 4ª edição. Ijuí. Editora UNIJUÍ, 2011, p. 94.


Ao trazer os dados sobre a organização de trabalhadores, Bracht (2011) sustenta a possibilidade e a necessidade de que a classe trabalhadora seja

  • A criadora e aperfeiçoadora das produções da indústria do esporte.
  • B reforçadora e incapaz de contrapor à instituição esportiva.
  • C distribuidora dos bens sociais, especialmente os culturais.
  • D reprodutora e consumidora ativa da indústria cultural.
  • E produtora da própria cultura, lazer e esporte.

Na concepção de jogos cooperativos, assinale o principal objetivo que diferencia esses jogos dos jogos competitivos.

  • A Aumentar a performance individual.
  • B Promover a vitória a qualquer custo.
  • C Incentivar a cooperação e a ajuda mútua entre os participantes.
  • D Melhorar habilidades técnicas específicas.

Ao longo da história observamos a alternância de várias concepções hegemônicas de Educação Física nas escolas brasileiras, que ganham espaço acompanhando as transformações do país. Desse modo, técnicas, sistemas e métodos de ensino obtêm destaque a partir da concepção adotada na prática pedagógica cotidiana de seus professores. Assinale a alternativa CORRETA, que apresenta o método de Educação Física difundido por Auguste Listello, na segunda metade do século XX, cuja organização com base em jogos realizados de forma prazerosa, a partir de uma competição elementar, buscava proporcionar aos educandos hábitos de higiene, sentido de equipe e noções de divisão do trabalho, bem como resistência, altruísmo e solidariedade, tendo em vista o princípio da educação integral.

  • A Método Natural Austríaco.
  • B Método Francês.
  • C Método Desportivo Generalizado.
  • D Método Sueco.
  • E Método Calistênico.
Um experiente professor de Educação Física foi designado para organizar um evento esportivo e recreativo em uma comunidade local. O evento deve ser inclusivo, promovendo a participação de pessoas de todas as idades e habilidades. Qual das seguintes opções representa a melhor abordagem para planejar e organizar este evento?  
  • A Incluir uma variedade de atividades, como esportes adaptados, jogos recreativos e oficinas culturais, para garantir a inclusividade.
  • B Focar exclusivamente em esportes competitivos para atrair um público amplo e patrocinadores.
  • C Priorizar atividades de alto impacto e de aventura para estimular o desafio e a excitação entre os participantes.
  • D Limitar o evento a atividades indoor, como jogos de tabuleiro e e-sports, para garantir a segurança dos participantes.
  • E Organizar o evento em torno de um único esporte, como futebol, para simplificar a logística e o planejamento.