Questões de Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais (Educação Física)

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Um experiente professor de Educação Física foi designado para organizar um evento esportivo e recreativo em uma comunidade local. O evento deve ser inclusivo, promovendo a participação de pessoas de todas as idades e habilidades. Qual das seguintes opções representa a melhor abordagem para planejar e organizar este evento?  
  • A Incluir uma variedade de atividades, como esportes adaptados, jogos recreativos e oficinas culturais, para garantir a inclusividade.
  • B Focar exclusivamente em esportes competitivos para atrair um público amplo e patrocinadores.
  • C Priorizar atividades de alto impacto e de aventura para estimular o desafio e a excitação entre os participantes.
  • D Limitar o evento a atividades indoor, como jogos de tabuleiro e e-sports, para garantir a segurança dos participantes.
  • E Organizar o evento em torno de um único esporte, como futebol, para simplificar a logística e o planejamento.
Você, como professor de Educação Física, foi encarregado de desenvolver um programa de capoeira para um grupo de adolescentes. O objetivo é promover não só as habilidades físicas, mas também o conhecimento cultural e histórico associado à capoeira. Qual das seguintes abordagens é mais apropriada para atingir esses objetivos? 
  • A Focar exclusivamente em movimentos acrobáticos e complexos para impressionar e motivar os adolescentes.
  • B Enfatizar a competição entre os alunos, promovendo torneios internos para estimular o desenvolvimento técnico.
  • C Integrar o ensino dos movimentos da capoeira com aulas sobre sua história e significado cultural, incluindo músicas e instrumentos típicos.
  • D Limitar as aulas à prática dos movimentos básicos de capoeira, evitando abordar aspectos culturais para não sobrecarregar os alunos.
  • E Priorizar o treinamento físico intenso, desconsiderando a importância dos elementos musicais e culturais da capoeira.

Leia o texto a seguir.

Um jogo de duas equipes, por exemplo "queimada", envolve a situação imaginária de uma guerra onde uma equipe "extermina" a outra com "tiros" de bola. O imaginário da "guerra" vai sendo escondido pelas regras, cada vez mais complexas, às quais os jogadores devem prestar o máximo de atenção. Por esse motivo, é conveniente promover, junto aos alunos, discussões sobre as situações de violência que o jogo cria e as consequentes regras para seu controle. Dessa forma, os alunos poderão perceber, por exemplo, que um jogo como a "queimada" é discriminatório, uma vez que os mais fracos são eliminados (queimados) mais rapidamente, perdendo a chance de jogar. Isso não significa não jogar "queimada", senão mudar suas regras para impedir a sobrepujança da competição sobre o lúdico. Quanto mais rígidas são as regras dos jogos, maior é a exigência de atenção da criança e de regulação da sua própria atividade, tomando o jogo tenso. Todavia, é fundamental o desenvolvimento das regras na escola, porque isso permite à criança a percepção da passagem do jogo para o trabalho.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino da Educação Física. Ed. Cortez, São Paulo, 1992, p. 45. 


Ao elaborar um programa de ensino de jogos, Soares et. al. (1992), definem que os conteúdos sejam selecionados considerando

  • A a memória lúdica da comunidade em que o aluno vive e conhecimento dos jogos de diversas regiões do Brasil e de outros países.
  • B as possibilidades de progressão do jogo para o esporte, numa organização curricular de ciclos, do mais simples ao mais complexo. 
  • C o compêndio historiográfico e catalográfico do mapa dos jogos brasileiros presente nas diretrizes e na BNCC como normatização.
  • D as escolhas e opções dos estudantes, a síntese e passagem do aluno concreto ao aluno abstrato, e a definição de tempo e espaço.

A Educação Física, no ambiente, escolar propõe e discute diversas questões teórico-metodológicas no sentido de propor, pedagogicamente, temas da cultura corporal, entre estes, os jogos, a ginástica, as lutas e outros. Sobre esses conhecimentos, podemos afirmar que:

  • A a capoeira faz parte do conteúdo lutas e deve fazer parte dos currículos escolares, pois seu desenvolvimento, nas aulas de Educação Física, propicia aos alunos o trabalho corporal, a aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano.
  • B a ginástica, no âmbito da Educação Física Escolar, objetiva o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos, trabalhando a cultura corporal de movimento e possibilitando uma maior conscientização corporal por parte do aluno.
  • C o jogo pode ser utilizado dentro do ambiente escolar, a fim de obter um melhor desempenho na aprendizagem de diversos conteúdos, identificando os pontos relevantes, com ênfase em suas regras.
  • D a dança faz parte destes conteúdos e deve ser desenvolvida levando em consideração suas metodologias e as técnicas do Ballet clássico e da dança contemporânea.

A Educação Física é uma disciplina que, necessariamente, se utiliza do corpo e, como consequência, do movimento. Assim, ela busca a integração dos alunos, ou seja, a inclusão da cultura corporal do movimento baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) nas aulas de Educação Física. Diante disso, nos PCN constam que a Cultura Corporal do Movimento abrange cinco componentes, que são

  • A o Jogo, o Esporte, a Cultura, a Rítmica e a Luta.
  • B o Jogo, o Esporte, a Dança, a Ginástica e a Luta.
  • C o Jogo, o Movimento, a Natação, o Lazer e a Luta.
  • D o Jogo, o Movimento, a Natação, a Ginástica e a Luta.