Questões de Competições e Organizações de Eventos Esportivos e Culturais (Educação Física)

Limpar Busca

Segundo o Comitê Paralímpico Internacional, há dez critérios de elegibilidade para atletas com deficiência participarem de competições, de acordo com a classificação desportiva.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses critérios.

  • A Amputados, baixa estatura, deficiência visual e hipertonia (rigidez muscular).
  • B Tetraplegia, potência muscular prejudicada, deficiência auditiva e hipotonia (flacidez muscular).
  • C Deficiência intelectual, potência muscular aumentada, hipertonia (rigidez muscular) e afasia.
  • D Deficiência física, deficiência intelectual, deficiência visual e deficiência auditiva.
  • E Síndrome de Down, doença de Parkinson, doença de Alzheimer e nanismo.

Um evento esportivo adequado para promover a prática e estimular a iniciação esportiva em uma determinada modalidade, de modo mais informal, inclusivo e voltado para crianças e adolescentes, é

  • A a copa.
  • B o festival.
  • C o campeonato.
  • D o torneio.
  • E a olimpíada.

A prova de 800 metros rasos do atletismo, segundo as regras oficiais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) (2025), se caracteriza pelo atleta correr duas voltas completas na pista de atletismo.

De acordo com as regras oficiais, assinale a resposta que comtempla o momento em que o atleta pode deixar sua respectiva raia durante a prova.

  • A Os atletas não podem deixar suas respectivas raias em uma prova de 800m.
  • B A prova de 800m deve ser corrida dentro de raias até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias. A linha de raia livre deve ser uma linha em arco marcada após a segunda curva, com 5cm de largura, em todas as raias, exceto a raia 1.
  • C A prova de 800m deve ser corrida dentro de raias até o final dos 600m, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias.
  • D A prova de 800m deve ser corrida dentro de raias até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias. A linha de raia livre deve ser uma linha em arco marcada após a primeira curva, com 10cm de largura, em todas as raias, exceto a raia 1.
  • E A prova de 800m deve ser corrida dentro de raias até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias. A linha de raia livre deve ser uma linha em arco marcada após a primeira curva, com 5cm de largura, em todas as raias, exceto a raia 1

Em uma disputa de kumitê, a arbitragem deve avaliar simultaneamente a eficácia dos golpes e a conformidade das ações dos atletas com as regras. A interação entre uma técnica ofensiva bem-sucedida e uma infração regulamentar pode alterar drasticamente o resultado do combate. Considerando a aplicação das regras de pontuação e penalidades, analise as seguintes situações e suas consequências. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(__) Um atleta que executa um chute vigoroso e com boa forma na área do peito do adversário, mas sem causar desequilíbrio, receberá a pontuação Ippon (3 pontos) devido à aplicação vigorosa da técnica.


(__) A saída não intencional da área de competição (jogai), mesmo que seja a primeira ocorrência na luta, resulta em uma penalidade de Hansoku-chui (aviso de desclassificação) devido ao risco que impõe ao andamento do combate.


(__) Durante a luta, se um competidor executar uma sequência de defesa e contra-ataque que demonstre um ritmo e equilíbrio excepcionais, análogos aos de um kata, ele pode receber uma pontuação de Yuko (1 ponto) apenas pela demonstração de atitude marcial, mesmo que o golpe final não atinja o alvo.


(__) Para que um soco na região do abdômen seja validado e resulte em pontuação, não basta o contato; a técnica deve ser aplicada cumulativamente com boa forma, atitude desportiva, aplicação vigorosa, atitude marcial, bom sentido de oportunidade e distância correta.


A sequência está correta em

  • A V, F, F, F.
  • B V, V, V, V.
  • C F, F, F, V.
  • D F, F, V, V.

A malha é um jogo indicado para competições entre idosos. Caracteriza-se pelo lançamento de discos de metal em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo ou de deixar a malha o mais próximo possível dele. Tem uma semelhança com o boliche, mas, em vez de bolas, são utilizados discos, e, em vez de vários pinos, usa-se apenas um pino com formato específico para a modalidade. A pista onde se joga malha é chamada:

  • A cancha.
  • B caneleta.
  • C raia.
  • D quadra.
  • E campo.