Questão 5 Comentada - Prefeitura Municipal de Saquarema - Assistente Administrativo - CEPERJ (2015)

É PRECISO AVANÇAR NOS ESPAÇOS DE PODER PARA CHEGAR À EQUIDADE DE GÊNERO

Em meio a muitas adversidades enfrentadas no dia a dia, as mulheres vêm conquistando alguns avanços no mercado de trabalho. A situação ainda está muito longe da ideal, mas um estudo mostra que seguimos em direção a um mercado de trabalho com maior igualdade de gênero.

Desemprego

A taxa de desemprego da mulher é sistematicamente maior que a dos homens, mas, recentemente, a diferença vem diminuindo, o que indica a criação de mais postos de trabalhos para elas. Mesmo assim, as mulheres ainda correspondem a mais da metade do número de desempregados.

Todo o movimento de elevação do número de postos de trabalho com carteira de trabalho assinada, no período recente, beneficiou também as mulheres. Contudo, quando ocupadas, elas encontram maior difi culdade de ascensão profi ssional, principalmente para chegar a cargos de chefia. E, em termos gerais, ganham menos do que os homens, apesar de possuir maior escolaridade.

Mais cara

Também não é admissível que continue a vigorar o pensamento que diz que a mão de obra feminina é mais cara porque a mulher engravida ou precisa cuidar dos fi lhos ou dos pais. É preciso intensifi car ainda mais a discussão, já em pauta, sobre a necessidade de se compartilhar as responsabilidades familiares e, para isso, é preciso repensar os papéis socialmente atribuídos ao homem e à mulher. Enquanto o homem ocupado faz cerca de 9,8 horas semanais de serviços domésticos, a mulher ocupada faz 20,6 horas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (Pnad/IBGE). Por que a maior parte do trabalho doméstico precisa ser feita pela mulher?

Para promover a igualdade de condições de inserção da mulher no mercado de trabalho, as políticas públicas precisam universalizar o direito de acesso às creches, à educação infantil, básica e média, em tempo integral, assim como assegurar serviços que possam amparar as famílias nos cuidados com os idosos.



De acordo com o texto, a situação das mulheres atualmente:
  • A é idealizada, por elaboração das gerações anteriores.
  • B está horrível, motivada por falta de união das mulheres.
  • C permanece insustentável, assegurada pelas campanhas midiáticas.
  • D possui conquistas, pautadas por necessidade de melhorias.
  • E fica indiferente, reforçada pela ausência de lutas.