Prefeitura Municipal de Viana - Nutricionista (2019) Questão 55

As necessidades energéticas são definidas como a ingestão de energia dietética necessária para o crescimento ou a manutenção em pessoas de idade, sexo, peso e estatura definidos, e o grau de atividade física desempenhada por elas. O gasto energético total (GET) de uma pessoa é composto pelo gasto energético basal (GEB), efeito térmico do alimento (ETA) e termogênese por atividade (TA). Entre as diversas equações disponíveis que estimam o GET os outros vários métodos, marque a alternativa INCORRETA:

  • A A Calorimetria Direta somente é possível com equipamentos caros e muito especializados. Uma pessoa é monitorada em uma sala com um equipamento que mede a quantidade de calor produzida no interior do indivíduo. A calorimetria direta fornece uma medida de energia gasta na forma de calor, porém não fornece informações sobre o tipo de combustível que está sendo oxidado.
  • B A Água Duplamente Marcada é considerada padrão ouro para determinar as necessidades energéticas e o equilíbrio energético nos seres humanos. Sendo aplicado na maioria das vezes para a elaboração de pesquisas, o método fornece uma medida do gasto energético que incorpora todos os componentes do GET.
  • C A Calorimetria Indireta somente é possível com equipamentos caros e muito especializados. Um indivíduo é monitorado em uma sala com um equipamento que mede a quantidade de calor produzida no interior do corpo da pessoa. A calorimetria direta fornece uma medida de energia gasta na forma de calor, porém não fornece informações sobre o tipo de combustível que está sendo oxidado.
  • D Existem diversas equações que estimam o GET dos indivíduos. Utilizando de diversas variáveis (idade, peso, altura, porcentagem de gordura, etc.), as equações, se bem utilizadas, podem vir a se aproximar do real gasto energético.

Encontre mais questões

Voltar