"Quando um francês se instala no Brasil, tem um pouco de dificuldade em compreender quem controla a escola. Algumas dependem dos municípios; outras, do Estado, outras, da União. Ademais, as escolas privadas são empresas comerciais, além de pedagógicas. Quanto aos professores, eles podem trabalhar uma parte do dia em uma escola pública e uma outra em uma escola privada - o que seria impensável na França - e seu salário varia conforme os municípios e os Estados; ao passo que, na França, é o mesmo em todo o território nacional, variando somente em função do tempo de carreira e, de maneira mínima, da avaliação do trabalho que fazem. Isso tudo é surpreendente para um francês."
Fonte: Bernard Charlot, 2005, p.152.
Assinale a alternativa que melhor resume o texto:
- A A escola brasileira é infinitamente mais acessível, do ponto de vista da organização, do que a francesa.
- B Um francês não consegue, imediatamente, entender como acontece o financiamento educacional no Brasil.
- C Professores brasileiros e franceses compartilham aspectos comuns quanto ao fato de, nos diferentes países, já estar em vigor um saláriobase em âmbito nacional.
- D Tanto os professores franceses quanto os brasileiros participam de um sistema de avaliação de seu trabalho anualmente, mediante o qual recebem ou não aumentos em seus salários.
- E Os franceses precisam aprender com o modo de organização da escola brasileira que é muito mais democrático.