Questão 4 Comentada - Prefeitura de Iporã do Oeste-2 - Agente de Combate a Endemias - AMEOSC (2025)

Aedes aegypti é o nome da principal espécie que transmite os vírus da dengue. Essa espécie tem como característica a presença de marcações brancas nas pernas e no dorso (em formato de uma lira). Acerca do ciclo de vida e da biologia do Aedes aegypti, marque a alternativa CORRETA:
  • A É um inseto holometabólico; a fase larvária é o período de alimentação e crescimento.
  • B As pupas do Aedes aegypti representam a fase reprodutora do inseto.
  • C A pupa é dividida em cabeça, tórax e abdômen.
  • D As larvas possuem seis estágios evolutivos.

Gabarito comentado da Questão 4 - Prefeitura de Iporã do Oeste-2 - Agente de Combate a Endemias - AMEOSC (2025)

A alternativa correta é A, pois o Aedes aegypti é um inseto holometabólico, ou seja, passa por metamorfose completa, com fases distintas: ovo, larva, pupa e adulto. A fase larval é efetivamente o período de alimentação e crescimento, onde as larvas se desenvolvem em água parada.

A alternativa B está incorreta, pois as pupas não representam a fase reprodutora do inseto. A reprodução ocorre na fase adulta, quando os mosquitos estão aptos a acasalar.

A alternativa C está incorreta, pois a pupa não é dividida em cabeça, tórax e abdômen de forma tão distinta como no adulto. A pupa é uma fase de transição, onde o inseto não se alimenta e sofre transformações internas.

A alternativa D está incorreta, pois as larvas do Aedes aegypti passam por quatro estágios larvais (instares), não seis, antes de se transformarem em pupas.