Questões de Políticas Públicas, Planejamento e Gestão em Saúde Pública (Saúde Pública)

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Suponha que Reginaldo, responsável pela solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano (SAC), deseja requerer autorização para início da operação.
Com base na situação hipotética e no disposto na Portaria GM/MS no 888, de 4 de maio de 2021, é correto afirmar que Reginaldo

  • A está impedido de requerer autorização para início da operação, pois tal requerimento apenas pode ser feito pelo responsável pelo sistema de abastecimento de água para consumo humano (SAA).
  • B deverá protocolar o requerimento junto à Secretaria de Saúde, após receber o parecer prévio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cabendo a ele, após o deferimento, exercer o controle da qualidade da água para consumo humano.
  • C deve requerer junto à Autoridade de Saúde Pública Municipal, mediante a apresentação da anotação de Responsabilidade Técnica do responsável pela solução alternativa coletiva, comprovação de regularidade junto ao órgão ambiental e de recursos hídricos, laudo de análise dos parâmetros de qualidade da água e plano de amostragem.
  • D deverá protocolar o requerimento junto à Secretaria de Saúde do Estado, após receber autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, sendo pessoalmente responsável por comunicar à autoridade de saúde pública alterações na qualidade da água do manancial de abastecimento que revelem risco a saúde da população.
  • E deve requerer junto ao Ministério da Saúde a licença para operação e, após o deferimento, protocolar na Secretaria Municipal de Saúde o pedido. Uma vez iniciada a operação, ele será o responsável por registrar no Sisagua os dados de cadastro das formas de abastecimento e de controle da qualidade da água, quando acordado com a Secretaria de Saúde.

A atividade do Agente Comunitário de Saúde deve se dar pela lógica do planejamento do processo de trabalho a partir das necessidades do território. Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, o Ministério da Saúde recomenda a cobertura de 100% da população com número máximo de:

  • A 750 pessoas por agente.
  • B 850 pessoas por agente.
  • C 900 pessoas por agente.
  • D 1000 pessoas por agente.

O Governo Federal instituiu um programa que visa complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias da rede privada. Esse programa é chamado de:

  • A Farmácia Popular.
  • B Farmácia Comunitária.
  • C Farmácia Social.
  • D Farmácia Coletiva.

Sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF), é correto afirmar que:

  • A É um programa de atenção hospitalar especializada.
  • B Visa substituir integralmente os serviços ambulatoriais do SUS.
  • C Organiza a atenção básica com foco na integralidade e na prevenção.
  • D É destinada exclusivamente à população urbana de grande porte.

A Reforma Sanitária Brasileira foi proposta num momento de intensas mudanças e sempre pretendeu ser mais do que apenas uma reforma setorial. Nesse sentido, assinale o item correto.

  • A A partir de suas discussões, a saúde passou a ser concebida como ausência de doenças e as práticas de saúde passaram a ser desenvolvidas centradas na atuação dos médicos.
  • B A saúde passou a ser definida como o resultado não apenas das condições de alimentação, habitação, educação, trabalho, lazer e acesso aos serviços de saúde, mas, sobretudo, da forma de organização da produção na sociedade e das desigualdades nela existentes.
  • C A VII Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada no ano de 1986, contou com a participação de técnicos do setor de saúde, de gestores e da sociedade organizada, propondo um modelo de proteção social com a garantia do direito à saúde integral.
  • D O modelo de saúde proposto pela Reforma Sanitária previa que a assistência pública de saúde deveria ser prestada a quem realmente dela necessitasse, voltando suas ações exclusivamente para a população em situação de vulnerabilidade social.
  • E O Sistema Único de Saúde tem como importante princípio a centralização do acesso às ações e serviços de saúde.