Questão 1 Comentada - Tribunal Regional Federal da 2ª Região - Analista de Gestão - Contabilidade - VUNESP (2018)

      A destruição da humanidade por uma guerra nuclear está prestes a ser detonada por uma “pirraça impulsiva”, alertou neste domingo [10.12.2017] a Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares (Ican), vencedora do Nobel da Paz deste ano.

      “Será o fim das armas nucleares ou será o nosso fim?”, afirmou a líder da Ican, Beatrice Fihn, em discurso ao receber o prêmio, em Oslo, na Noruega.

      Também discursou em Oslo Setsuko Thurlow, 85, sobrevivente do ataque atômico de Hiroshima, em 1945 no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje ela é ativista da Ican.

      Ela foi resgatada dos escombros de um prédio a 1,8 km do epicentro da bomba. A maioria de seus colegas morreu queimada viva.

                                      (Mundo. Folha de S.Paulo, 10.12.2017. Adaptado)



No contexto da premiação, a presença de Setsuko Thurlow justifica

  • A o ativismo a favor do armamento nuclear, uma vez que um país não deve ficar desprotegido de seus principais inimigos.
  • B o apoio à Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares, cuja atenção se volta para os sobreviventes da Segunda Guerra.
  • C a preocupação das pessoas com a possibilidade de um conflito nuclear, cuja consequência pode ser o fim da humanidade.
  • D a certeza da humanidade de que, em determinados momentos históricos, a destruição serve para conscientização acerca do poder.
  • E o desconhecimento por grande parte da população mundial em relação à vida em Hiroshima após o ataque atômico de 1945.