Yolanda Guerra (2022) serve-se do referencial teórico-metodológico construído por Karl Marx e seus intérpretes para analisar a profissionalidade do Serviço Social, levando em conta a dimensão instrumental da intervenção profissional.
As alternativas abaixo apresentam as bases analíticas da autora, EXCETO:
- A A instrumentalidade é qualificada quando estimula a participação dos usuários, cria instrumentos emancipatórios, quando negocia e questiona com a instituição a ampliação dos critérios de elegibilidade.
- B Ao adotar a categoria práxis, vê-se que ela se coloca como campo privilegiado no qual as articulações, os nexos, as contradições entre instrumentalidade e racionalidade, teorias e práticas se movimentam.
- C A racionalidade instrumental é acionada na perspectiva de direcionamento a um objetivo, de dar resolutividade às ações, o que permite avançar na construção do novo, do não instituído, do vir a ser.
- D Os instrumentos se revestem de uma intencionalidade profissional. Serão acionados, mobilizados, criados em consonância com as finalidades da intervenção profissional, contribuindo da passagem da teoria à prática.