Questão 2 Comentada - Prefeitura Municipal de Cascavel - Professor Temporário (2022)

Texto-base para a questão:


          [...] Capozzoli (2001) afirma que, desvinculada da linguagem oral, a escrita não teria razão de ser, assim como os objetos e os fenômenos culturais não teriam sentido na ausência do ser humano. Como qualquer fenômeno da cultura, a linguagem é um produto da ação humana, além de ser um suporte simbólico dessa ação, que torna possível a representação tanto do mundo no e sobre o qual agem os seres humanos quanto também a representação que esses têm de sua ação e de si como sujeitos dessa atividade.

          Entende-se, desse modo, que o surgimento da linguagem se deu por intermédio das relações de trabalho, devido à necessidade de comunicação e de interação com o outro. A princípio, essa interação era baseada nos movimentos e gestos exigidos durante o desenvolvimento da ação produtiva, passando, posteriormente, à linguagem sonora articulada.

       De acordo com Leontiev (1978), o nascimento da linguagem só pode ser compreendido com relação à necessidade oriunda do trabalho e do imperativo de interação entre os sujeitos nas diferentes esferas da atuação humana.

       Desse modo, o bem mais precioso que a escola pode oferecer aos seus alunos é o acesso ao mundo letrado, o que só é possível por meio da alfabetização. Conforme preconizam os documentos oficiais (BRASIL, 2017; PARANÁ, 2018), a alfabetização precisa ser assegurada nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, para que, com o domínio do sistema de escrita alfabética, o aluno possa continuar ampliando seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais por meio do uso da linguagem.

     Aprofundando a compreensão sobre as relações da linguagem e de seus usos, Bakhtin/Volochínov (2004[1929]) afirma que a linguagem se configura como lugar de produção de relações sociais em que os falantes se tornam sujeitos. Constitui-se, ainda, como uma forma da ação sobre o outro e sobre o mundo, sendo marcada por um jogo de intenções e de representações, configurando-se, portanto, como algo inacabado que se atualiza no contexto sócio-histórico e ideológico, o que lhe confere uma dimensão interlocutiva e dialógica.

[...]

[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel - Volume 2: Ensino Fundamental. Cascavel: SEMED, 2020. p. 347-348. (com alterações)]


Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO figuraria na continuidade do debate posto acima, por ser incoerente em relação ao texto-base e/ou às perspectivas teóricas que embasam o Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel

  • A Ao abordar a interação verbal, compreende-se, em um primeiro plano, o caráter instrumental da linguagem, entendendo-se que a língua se constitui, fundamentalmente, como um instrumento individual de comunicação que está a serviço do homem em suas relações de trabalho.
  • B Dentro dessa abordagem, tem-se como centro organizador da linguagem a interação verbal, responsável por situar o sujeito como um ser social e historicamente constituído na relação que estabelece com o(s) outro(s).
  • C No componente curricular Língua Portuguesa/Alfabetização, concebe-se a linguagem como interacionista e dialógica, compreendendo-a como social, histórica e ideologicamente determinada pelas condições concretas em que se realiza, ou seja, nos processos de interação entre os sujeitos.
  • D A língua pressupõe um diálogo entre um eu e um outro, entre sujeitos que interagem por meio da linguagem em contextos socioideologicamente situados, o que aponta para a necessidade de o componente de Língua Portuguesa estar fundamentado em aspectos sociais da língua.
  • E Afirmar que a interação mediada pela linguagem ocorre em um contexto sócio-histórico implica reconhecer a linguagem como parte das forças produtivas desenvolvidas pelos seres humanos no processo de transformação da realidade.