Questão 19 Comentada - Prefeitura Municipal de Florianópolis - Professor - História - FURB (2023)

Segundo uma pesquisa de Simielli (2023), a diferença entre a nota de um aluno negro e a de um branco no Pisa equivale a dois anos de escolaridade. Um levantamento elaborado pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista, com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2019, demonstra essa disparidade. Em relação a uma criança negra, uma branca tem 18,9% mais chances de ter acesso à Educação Infantil do que uma criança negra; 39,2% mais chances de frequentar a escola; 40,4% mais chances de aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e 53,9% mais chances de aprendizagem adequada em Matemática no 9° ano do Ensino Fundamental; e 48% mais chances de cursar o Ensino Superior (Gotti; Noronha, 2023). Dado esse contexto, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas, não apenas como ações adjacentes.

(__)Dentro da escola, o racismo estrutural é também um desafio a ser enfrentado.

(__)Um fator que impacta a aprendizagem envolve os problemas psicológicos que o racismo causa.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F - V - V.
  • B V - V - V.
  • C F - F - F.
  • D V - V - F.
  • E V - F - F.

Gabarito comentado da Questão 19 - Prefeitura Municipal de Florianópolis - Professor - História - FURB (2023)

A alternativa correta é a letra B - V - V - V. Vamos entender cada afirmação e por que a sequência V - V - V é a correta:

(V) A equidade étnico-racial precisa ser um projeto de nação, com centralidade nas políticas públicas, não apenas como ações adjacentes. Essa afirmação é verdadeira. A equidade étnico-racial é um objetivo que requer esforços integrados e não pode ser tratado como um tema secundário ou complementar. É necessário que esteja no centro das políticas públicas para promover mudanças significativas e estruturais na sociedade, combatendo as desigualdades históricas.

(V) Dentro da escola, o racismo estrutural é também um desafio a ser enfrentado. Esta afirmação também é verdadeira. O racismo estrutural é uma realidade que permeia várias instituições, incluindo o ambiente escolar. Reconhecer essa realidade é o primeiro passo para buscar estratégias pedagógicas e políticas que possam enfrentar e superar o racismo no contexto educacional.

(V) Um fator que impacta a aprendizagem envolve os problemas psicológicos que o racismo causa. Esta afirmação é verdadeira. O racismo pode afetar profundamente o bem-estar psicológico dos estudantes, influenciando negativamente sua capacidade de aprendizado. Questões como ansiedade, baixa autoestima e estresse podem ser desencadeadas pelo racismo e são fatores que impactam diretamente a aprendizagem.

Portanto, todas as afirmações apresentam uma visão coerente com a busca pela equidade e a compreensão dos impactos do racismo na educação, justificando a sequência V - V - V como correta.