Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto
apresentado abaixo.
1. Coerente com a noção de que o pecado marca
fundamentalmente a condição humana, como estigma
degradante, e que este mundo material é apenas lugar de
perdição ou, na melhor das hipóteses, lugar de penas re-
5. generadoras, o pensamento católico medieval insistiu no
tema da miséria e da indignidade do homem. Indignidade
resultante da Queda, indignidade tornada visceral e que,
sozinho, apenas por si mesmo, apenas com suas parcas
forças o homem não conseguiria superar, necessitando da
10. ação mediadora da Igreja, de seus clérigos, seus sacramentos.
É bem verdade que essa visão pessimista em
relação ao homem e à natureza, que lhe propicia ocasiões
de pecado ou de esquecimento da necessidade de
salvação, encontra seu reverso, na própria Idade Média,
15. no cristianismo de São Francisco de Assis, baseado em
pobreza, alegria e amor à natureza enquanto obra
belíssima de Deus. Essa é justamente uma das
contradições mais fecundas apresentadas pelo universo
religioso medieval (contradição muito bem exposta, em for-
20 ma romanceada, por Umberto Eco, em O nome da rosa).
(...) Mas, franciscanismo à parte, a tese que prevalece na
Idade Média como concepção "oficial" da Igreja é aquela
da degradação do homem em decorrência do pecado
original e da natureza como reino da perigosa e tentadora
25. materialidade.
(PESSANHA, José Américo Motta. Humanismo e pintura.
Artepensamento. Org. Adauto Novaes. São Paulo:
Companhia das Letras, 1994, p. 30-31)
O autor, ao referir-se
- A à Queda, expressa sua convicção íntima de que ela constitui uma força superior e definitivamente intransponível, idéia concretizada pelo uso da letra maiúscula.
- B ao cristianismo de São Francisco de Assis, considera-o baseado em irrelevâncias, o que motivaria a sugestão de ser deixado de lado, como está presente em franciscanismo à parte.
- C a Umberto Eco, cita a fonte de seus comentários acerca da Idade Média e seus costumes, indicando, inclusive, o nome da obra científica em que se apoiou.
- D à concepção "oficial" da Igreja, confirma a idéia de que existiram, na Idade Média, concepções acerca do homem e da natureza que concorriam entre si.
- E à tese que prevalece na Idade Média, evidencia, com o termo destacado, o caráter racional da concepção, traço que, em união com o religioso, constitui a contradição citada.