Questão 1 Comentada - Prefeitura Municipal de Várzea Paulista - Agente de Gestão Administrativa (2021)

Leia o texto para responder à questão.


Fake news na mira


Controversa, a expressão fake news é amplamente usada. Mas, se não é fácil definir o que é fake news, imagine combatê-la de forma eficiente. Esse nome tem sido recorrentemente atribuído a postagens que desagradam, erros em matérias, títulos descalibrados e até a colunas de opinião, embora não o sejam. Fake news são conteúdo falso. É uma mentira com aparência de verdade que mimetiza a forma da notícia. Para isso, lança mão da linguagem jornalística e busca popularidade nas redes sociais.
Um aspecto crucial é saber diferenciá-la dos erros cometidos pela imprensa.

Diferentemente da notícia, as fake news são produzidas anonimamente e buscam induzir a erro para obter vantagem econômica ou política. Uma Redação profissional é alvo da cobrança do público e pode ser responsabilizada. Quem são os autores de fake news? Não se sabe e, portanto, deles nada pode ser cobrado.

O fato é que a imprensa não tem o monopólio da verdade. Ela erra e desinforma. A questão é que, quando isso acontece, a sociedade tem meios para cobrar as correções.

No caso de conteúdo fraudulento, não há espaço para contestação dos acusados nem correção de erro – mesmo porque o erro é proposital.


(Flávia Lima. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/flavia-lima-ombudsman/2019/11/fake-news-na-mira.shtml. 24.11.2019. Adaptado)



De acordo com as informações do texto, as fake news

  • A têm sido rotineiramente publicadas, inclusive pela imprensa, na forma de reportagens e de artigos de opinião.
  • B podem ser facilmente detectadas, pois sua linguagem, comum à dos conteúdos de redes sociais, difere muito da jornalística.
  • C diferem-se do conteúdo jornalístico por se tratar de informações falsas disseminadas com intenção de induzir ao erro.
  • D vêm sendo intensamente combatidas devido à crença equivocada de que quem as divulga busca vantagens econômicas.
  • E incluem os erros da imprensa, que se vale da condição de fonte exclusiva de notícias para desinformar leitores.