Consumo interno é a maior causa do desmatamento
A Amazônia Legal Brasileira ocupa os sete estados da Região Norte, além do Mato Grosso e do Maranhão. 23% dela já está destruída. E um estudo da Faculdade de Economia da USP apontou que a maior parte das queimadas se deve ao consumo interno: a floresta é queimada para dar lugar a pecuária e atividades agrícolas que abastecem os estados do Centro-Sul brasileiro.
Os pesquisadores analisaram a Matriz de Insumo-Produto (um sistema de informações sobre a economia da região) e constataram que 59,68% das queimadas estão relacionadas ao consumo de outras regiões do Brasil, 23,49% dão origem a exportações, e 16,83% abastecem a população da própria região amazônica.
Maria Clara Rossini, Revista Super Interessante,
outubro de 2024. Adaptado)
De acordo com estudo da Faculdade de Economia da USP, é correto afirmar:
- A a produção agropecuária destinada à Região Centro-Sul é o principal fator por trás das queimadas na Amazônia.
- B o consumo de carnes pela população amazonense é o maior responsável pela destruição da floresta amazônica.
- C as diversas plantações cultivadas em regiões onde florestas foram queimadas alimentam perto de 60% da população da Amazônia.
- D a produção de carnes e produtos agrícolas provenientes das queimadas da floresta amazônica abastece, especialmente, sete estados da Região Norte, Mato Grosso e Maranhão.
- E os estados do Centro-Sul brasileiro exportam cerca de 17% das carnes e de outros alimentos originários das florestas queimadas.