Questão 2 Comentada - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Produtor de Eventos Culturais Produção Teatral - VUNESP (2024)

Leia o texto para responder à questão.


Censura às artes não é nova na história e vai além de ditaduras


Desde que surgiram nas primeiras civilizações, arte e cultura sempre se mostraram propícias à manipulação. Prova disso veio na forma da censura, criando um longo histórico de poderes dominantes se apropriando desses dois campos. Quando países como a Itália anunciam, em 2021, o fim da censura a filmes dentro de seu território, essa discussão ganha novos capítulos.

A professora Maria Cristina Castilho Costa, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, conta que o processo de censura na sociedade não é novo: “A censura não é de jeito nenhum um recurso só usado em ditaduras. Ela sempre existiu na sociedade, desde que surgiu a cultura, porque a cultura é uma ordem, um sistema hegemônico, e as pessoas nem sempre se identificam com essa cultura hegemônica. Então, cria-se um conflito entre o que os cidadãos pensam e o que pensa a cultura hegemônica”.

No caso do Brasil, a censura ao cinema se instaurou logo quando a sétima arte se consagrava como meio de comunicação, no início do século 20. Enquanto isso, segmentos da sociedade organizam-se em torno da preocupação com o poder de influência que ela poderia ter sobre os espectadores.

(André Derviche, “Censura às artes não é nova na história e vai além de ditaduras”. Em: https://jornal.usp.br/atualidades, 06.05.2021. Adaptado)


Considere as passagens:

•  ... e as pessoas nem sempre se identificam com essa cultura hegemônica. (2° parágrafo)
•  ... a censura ao cinema se instaurou logo quando a sétima arte se consagrava como meio de comunicação... (3° parágrafo)

Os termos destacados são sinônimos, correta e respectivamente, de:

  • A distinguem; influente; impunha.
  • B admitem; conservadora; apresentava.
  • C reconhecem; preponderante; legitimava.
  • D exprimem; dominante; propunha.
  • E alinham; prestigiada; destinava.