A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter crônico causada por bactérias do gênero Brucella, que acomete diversas espécies de animais e o homem. Sendo uma zoonose de distribuição mundial, acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos importantes. Em relação à brucelose bovina assinale a assertiva incorreta.
- A É causada pela Brucella abortus, sendo que os bovinos não apresentam suscetibilidade a outras espécies de brucelas. A principal forma de entrada da brucelose em uma propriedade é pela introdução de animais infectados. Quanto maior a frequência de introdução de animais, maior o risco de entrada da doença no rebanho.
- B A vacina B19 é a recomendada para a vacinação de fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade, podendo ser substituída pela vacina RB51. A vacina RB51 é elaborada com uma amostra de Brucella abortus rugosa atenuada, por isso não induz à formação de anticorpos anti-LPS liso, não interferindo no diagnóstico sorológico da doença.
- C A principal fonte de infecção é representada pela vaca prenhe, que elimina grandes quantidades do agente no parto ou aborto e em todo o período puerperal, contaminando as pastagens, a água, os alimentos e os fômites. Essas bactérias podem permanecer viáveis no meio ambiente por longos períodos, dependendo das condições ambientais.
- D Nos bovinos a principal manifestação clínica é o aborto, que ocorre no terço final de gestação devido ao desenvolvimento de placentite necrótica, sendo comum a retenção de placenta. Com o desenvolvimento de imunidade celular após o primeiro aborto, há uma diminuição de lesões placentárias nas gestações subsequentes.