Questões de MS CONCURSOS

Limpar Busca
Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica. ( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas. ( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte. ( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos. ( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes. ( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.
  • A V – F – V – V – V – V.
  • B V – V – F – V – V – V.
  • C V – V – V – V – V – F.
  • D V – V – V – V – F – F.
Na década de 1940, resultando do desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas, com a intenção de apoiar mais direta e efetivamente a ocupação e o desenvolvimento da região, a área tornou-se Território Federal, com a denominação oficial de _______________________ . Em 1956, recebeu o nome de Rondônia, em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e indigenista, responsável pela integração do Estado ao restante do país.
Assinale a alternativa que complete corretamente o fragmento.
  • A Território Federal Madeira-Mamoré
  • B Território Federal do Guaporé
  • C Território Federal Madeira-Guaporé
  • D Território Federal do Mamoré
A alfabetização é “um processo em permanente construção, que não se inicia em um momento determinado e nem se restringe a rituais repetitivos de leitura e de escrita, mas começa na própria vida, quando as crianças gesticulam, esboçam sorrisos, movimentam seu corpo, situam-se no espaço, no tempo, fazem a leitura de si mesmas, de suas mãos, de seus gestos, de gestos de outros, leem outros sorrisos, expressões de aprovação, desaprovação, processo esse, que segue pelos caminhos do lúdico, de práticas sociais de leitura e escrita, que se relacionam ao grau de letramento da instituição familiar, ou da instituição escolar, ou pré-escolar, dos espaços por onde anda a criança e ao modo como se estabelecem as interações” (Alfabetização – Série Cadernos Pedagógicos – PDE – MAIS EDUCAÇÃO).
Sobre alfabetização, analise as alternativas e indique a que traz informação inverídica.
  • A Os métodos tradicionais de alfabetização, tanto sintéticos quanto analíticos, constituíam sequências rígidas de apresentação da escrita sem levar em consideração o sujeito da aprendizagem.
  • B Uma abordagem psicogenética do processo de alfabetização tem como referência teórica principal, a epistemologia genética de Jean Piaget, aplicada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, à investigação da aprendizagem da escrita.
  • C Os métodos de alfabetização situam-se, em síntese, em duas categorias: sintético, que vai do todo para as partes; analítico, que vai das partes para o todo.
  • D Quando a psicogênese da língua escrita colocou as concepções sobre a escrita do sujeito não alfabetizado, no centro do processo de alfabetização, passou a não fazer mais sentido, respeitar a rígida ordem proposta pelos métodos, porque se percebeu que só seria possível ensinar, indo ao encontro do que os alunos pensavam.

Relacione as colunas sobre verbos e marque a alternativa correta.


COLUNA I.

A- Verbos anômalos.

B- Verbos defectivos.

C- Verbos abundantes.

D- Verbos auxiliares.

E- Verbos pronominais.

F- Verbos impessoais.


COLUNA II.

(1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

(2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

(3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

(4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

(5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

(6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

  • A A (6) – B (4) – C (2) – D (1) – E (5) – F (3).
  • B A (6) – B (4) – C (2) – D (3) – E (5) – F (1).
  • C A (1) – B (5) – C (3) – D (6) – E (4) – F (2).
  • D A (5) – B (1) – C (6) – D (3) – E (2) – F (4).

“É direito da criança ter acesso a uma prática educativa de qualidade, compatível com o ritmo de seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida, respeitadas suas competências e limitações.” Partindo desta afirmação, analise as demais, julgando-as (V) verdadeiras ou (F) falsas, depois aponte a alternativa correta:


( ) Desde muito pequenas, entre pares, família, pessoas da comunidade, da escola, assistindo a produções dos diferentes meios de comunicação, as crianças são capazes de estabelecer múltiplas relações, construir saberes, reproduzir e criar brincadeiras, modos de viver e de pensar o mundo.

( ) A criança observa, narra, questiona, toma decisões e constrói conhecimento sobre a natureza e a sociedade, reproduzindo e produzindo cultura.

( ) O contato com os livros, as leituras feitas pelos adultos, a multiplicidade de gêneros textuais, ampliam significativamente as experiências infantis e aprofunda os conhecimentos.

( ) Reconhecer o que as crianças sabem e considerar suas experiências sociais, enriquecem o trabalho da escola, aproximando currículo escolar e vida social.

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – V – F.
  • C F – V – V – V.
  • D V – V – F – V.