O ACS Carlos, em sua visita domiciliar, percebeu que Sra. Nadir se queixava de dor de cabeça e dormência no lado esquerdo do corpo. Percebendo essa situação, Carlos já tratou de aferir a pressão arterial da Sra. Nadir e, constatando que estava muito elevada, a encaminhou para a unidade de saúde de referência, com suspeita de um possível Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Fonte: O próprio autor, 2022.
Mediante a atitude de Carlos durante a visita domiciliar, marque a alternativa CORRETA.
- A Qualquer ACS em situação excepcional pode aferir a pressão arterial dos usuários cadastrados nas unidades de saúde do seu município.
- B Em hipótese nenhuma, Carlos poderia aferir a pressão arterial e, sim, somente encaminhar a Sra. Nadir para a unidade de saúde de referência.
- C Qualquer ACS em situação habitual pode aferir a pressão arterial dos usuários cadastrados nas unidades de saúde do seu município.
- D Em situação excepcional, e assistido por profissional de saúde de nível superior, membro da equipe, Carlos poderia ter aferido a pressão arterial, caso ele tenha concluído o curso técnico.
- E Em situação habitual, Carlos poderia ter aferido a pressão arterial, caso ele tenha concluído o curso técnico de enfermagem.