No âmbito da gestão hospitalar, gastos são quaisquer dispêndios (saídas) de caixas que a organização realiza no sentido de obter ou gerar um determinado serviço ou produto. São tipos de gastos: custos, despesas, perdas e investimentos, entre outros.
Podem ser corretamente compreendidos como custos em um hospitalar:
- A Medicamentos, móveis e equipamentos dos ambientes de espera, salários e encargos dos profissionais do atendimento, assim como da gestão administrativa, serviços de vigilância.
- B Marketing e publicidade, gastos financeiros decorrentes de financiamentos e empréstimos, valores aplicados em treinamento e desenvolvimento da equipe de trabalho.
- C Aluguéis e contas telefônicas e de internet da equipe de vendas do serviço de atendimento ao cliente do plano de saúde próprio do hospital, serviços de limpeza e de vigilância.
- D Medicamentos, salários e encargos dos profissionais envolvidos diretamente na prestação do serviço, energia elétrica das salas de atendimento, água utilizada nos procedimentos.
- E Aquisições de móveis, utensílios, equipamentos, medicamentos, itens de consumo em procedimentos, itens de uso administrativo, desenvolvimento e registro de marcas e patentes.