Questão 42 Comentada - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte em Minas Gerais (SMPOG de Belo Horizonte) - Analista de Planejamento e Gestão Governamental: Ciência da Computação - FGV (202

Os diagramas de casos de uso são modelos simples para documentar de forma esquemática as funções de um sistema a partir do ponto de vista do usuário.
Sobre os elementos de modelagem dos diagramas de casos de uso definidos pela UML 2.5.1, assinale a afirmativa correta.

  • A Os atores encontram-se dentro do limite do sistema modelado e representam as pessoas que o utilizam.
  • B Os relacionamentos de extensão podem ser estabelecidos entre ator-ator ou entre caso de uso-caso de uso.
  • C Os casos de usos podem descrever o comportamento básico da unidade funcional, incluindo tratamento de erros.
  • D Os casos de uso são representados por meio de retângulos rotulados e especificam a infraestrutura física do sistema.

Gabarito comentado da Questão 42 - Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte em Minas Gerais (SMPOG de Belo Horizonte) - Analista de Planejamento e Gestão Governamental: Ciência da Computação - FGV (202

C - Os casos de usos podem descrever o comportamento básico da unidade funcional, incluindo tratamento de erros.

Para resolver essa questão, é preciso ter conhecimento sobre os diagramas de casos de uso da UML (Unified Modeling Language), que são utilizados para representar as funcionalidades do sistema do ponto de vista dos usuários.

Os elementos essenciais nesse tipo de diagrama incluem atores, casos de uso e relacionamentos entre eles.

O motivo pelo qual a alternativa C está correta é porque os casos de uso realmente servem para descrever o comportamento do sistema conforme é percebido por seus usuários externos.

Eles capturam as funcionalidades que o sistema deve fornecer e incluem o tratamento de erros como parte do fluxo de eventos do sistema, garantindo que todos os aspectos do uso do sistema sejam considerados.

Os atores são sempre representados fora do limite do sistema, pois eles interagem com o sistema, mas não fazem parte dele. Logo, a afirmativa A está incorreta.

Os relacionamentos de extensão são utilizados para indicar que um caso de uso pode ser estendido ou complementado por outro caso de uso em determinadas condições, o que invalida a afirmativa B, pois eles nunca se estabelecem entre atores.

E por fim, os casos de uso são representados por elipses e não por retângulos, como mencionado na afirmativa D, além do fato de que eles não especificam a infraestrutura física do sistema.

O entendimento adequado desses conceitos é fundamental para a correta aplicação da UML na modelagem de sistemas durante processos de desenvolvimento de software.