Texto-base para a questão:
[...] Capozzoli (2001) afirma que, desvinculada da linguagem oral, a escrita não teria razão de ser, assim como os objetos e os fenômenos culturais não teriam sentido na ausência do ser humano. Como qualquer fenômeno da cultura, a linguagem é um produto da ação humana, além de ser um suporte simbólico dessa ação, que torna possível a representação tanto do mundo no e sobre o qual agem os seres humanos quanto também a representação que esses têm de sua ação e de si como sujeitos dessa atividade.
Entende-se, desse modo, que o surgimento da linguagem se deu por intermédio das relações de trabalho, devido à necessidade de comunicação e de interação com o outro. A princípio, essa interação era baseada nos movimentos e gestos exigidos durante o desenvolvimento da ação produtiva, passando, posteriormente, à linguagem sonora articulada.
De acordo com Leontiev (1978), o nascimento da linguagem só pode ser compreendido com relação à necessidade oriunda do trabalho e do imperativo de interação entre os sujeitos nas diferentes esferas da atuação humana.
Desse modo, o bem mais precioso que a escola pode oferecer aos seus alunos é o acesso ao mundo letrado, o que só é possível por meio da alfabetização. Conforme preconizam os documentos oficiais (BRASIL, 2017; PARANÁ, 2018), a alfabetização precisa ser assegurada nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, para que, com o domínio do sistema de escrita alfabética, o aluno possa continuar ampliando seus conhecimentos linguístico-discursivos e culturais por meio do uso da linguagem.
Aprofundando a compreensão sobre as relações da linguagem e de seus usos, Bakhtin/Volochínov (2004[1929]) afirma que a linguagem se configura como lugar de produção de relações sociais em que os falantes se tornam sujeitos. Constitui-se, ainda, como uma forma da ação sobre o outro e sobre o mundo, sendo marcada por um jogo de intenções e de representações, configurando-se, portanto, como algo inacabado que se atualiza no contexto sócio-histórico e ideológico, o que lhe confere uma dimensão interlocutiva e dialógica.
[...]
[Fonte: CASCAVEL. Secretaria Municipal de Educação. Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel - Volume 2: Ensino Fundamental. Cascavel: SEMED, 2020. p. 347-348. (com alterações)]
Assinale a alternativa CORRETA, considerando o conteúdo do texto.
- A Escrita e oralidade mantêm uma relação de complementariedade obrigatória e estão intrinsicamente relacionadas à cultura, o que permite concluir que comunidades ágrafas podem ser consideradas sociedades sem cultura.
- B ‘Alfabetização’ e ‘letramento’ são apresentados no texto como substantivos sinônimos, uma vez que ambos os conceitos envolvem questões relativas à aquisição da escrita e ao uso desta em situações reais de interação.
- C Na história do desenvolvimento humano, há uma estreita ligação entre as relações de trabalho e o desenvolvimento da linguagem oral, motivada pela necessidade de se estabelecer comunicação e interação com o outro.
- D Segundo Leontiev (1978), as necessidades oriundas do trabalho representam o único fator que levou ao surgimento e ao desenvolvimento da linguagem, já que o trabalho está presente em diferentes esferas de interação humana.
- E Ao considerar a intrínseca relação entre trabalho e linguagem, o Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel defende que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como objetivo primordial preparar o cidadão para atuar competentemente no mercado de trabalho.