Questão 44 do Concurso Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Médico (2018)

De acordo com as medidas de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores dos serviços de saúde, é correto afirmar:

  • A o empregador deve orientar o trabalhador quanto a providenciar EPIs para o seu uso e estimular a capacitação dos trabalhadores quanto às formas de reduzir a geração de resíduos.
  • B os trabalhadores com feridas ou lesões nos membros superiores devem passar por avaliação médica e serão indicados a trabalhar em locais administrativos até ocorrer a cicatrização.
  • C deve-se calçar luvas no quarto, no momento da assistência ao paciente e, imediatamente após retirá-las, realizar as anotações no prontuário e lavar as mãos com água e sabão.
  • D sempre que houver a transferência permanente ou ocasional de um trabalhador para um outro posto de trabalho, que implique em mudança de risco, esta deve ser comunicada de imediato ao médico coordenador ou responsável pelo programa de controle médico de saúde ocupacional.
  • E todo local onde exista possibilidade de exposição ao agente biológico deve ter lavatório exclusivo para higiene das mãos, provido de água corrente, sabonete líquido, toalha descartável e lixeira provida de sistema de abertura com contato manual.