Questão 11 Comentada - Prefeitura Municipal de Florianópolis - Professor de Dança - FURB (2023)

Desenvolver um docente capacitado para a Educação 5.0 demanda investimento em formação continuada. Por esse caminho, o professor necessita cuidar de suas emoções e tentar diminuir ao máximo o estresse para refletir isso em sala de aula. É preciso ter condições e as iniciativas para manter uma vida saudável e demonstrar confiança e entusiasmo com a sua profissão. Esses aspectos estão intrinsecamente ligados ao autodesenvolvimento profissional do professor. É importante que o docente tenha também empatia, porque ele precisa criar conexões emocionais com os seus alunos e dar suporte para que cada um deles supere as suas dificuldades (Oyanguren, 2023). Dada essa contextualização, analise as asserções a seguir:


I.A Educação 5.0 é marcada pelo uso intensivo de tecnologias educacionais e uma educação integral com foco em competências digitais e socioemocionais.

II.A Educação 5.0 incorpora os pilares STEAM.

III.Na Educação 5.0, a tecnologia deixa de ser um apoio e passa a ser um eixo estruturante do ensino, devido às suas possibilidades de personalização, colaboração, inovação e criação.


É correto o que se afirma em:

  • A III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, apenas.
  • D I, II e III.
  • E II, apenas.

Gabarito comentado da Questão 11 - Prefeitura Municipal de Florianópolis - Professor de Dança - FURB (2023)

D - I, II e III.

A questão aborda o conceito de Educação 5.0, um paradigma educacional emergente que se caracteriza por uma abordagem holística e avançada no processo de aprendizagem, integrando intensivamente as novas tecnologias e valorizando tanto as competências digitais quanto as socioemocionais.

Vamos analisar cada uma das asserções para compreender a resposta correta.

I. A Educação 5.0 é marcada pelo uso intensivo de tecnologias educacionais e uma educação integral com foco em competências digitais e socioemocionais. Esta asserção é correta, pois a Educação 5.0 propõe uma formação que vai além do conhecimento técnico, abrangendo o desenvolvimento de habilidades comportamentais que são essenciais no mundo atual, como a capacidade de colaboração, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas.

II. A Educação 5.0 incorpora os pilares STEAM. A sigla STEAM representa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (do inglês Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics). A inclusão da Arte no modelo STEM reflete uma expansão para uma educação mais integrada e criativa, aspecto que está alinhado com as diretrizes da Educação 5.0 que busca formar indivíduos com uma visão mais completa e conectada às diversas áreas do conhecimento e expressão humana.

III. Na Educação 5.0, a tecnologia deixa de ser um apoio e passa a ser um eixo estruturante do ensino, devido às suas possibilidades de personalização, colaboração, inovação e criação. Este ponto também é verdadeiro, pois na Educação 5.0 a tecnologia é concebida como uma ferramenta essencial que permeia todos os aspectos do ensino e aprendizagem, permitindo práticas educativas mais alinhadas com as demandas contemporâneas, onde o aluno pode ter uma experiência de aprendizado customizada e participativa.

Portanto, a alternativa D é a correta, pois todas as asserções apresentam uma visão acertada do que representa a Educação 5.0, com suas inovações metodológicas e curriculares, o papel central da tecnologia e a integração das competências digitais e socioemocionais no processo educativo.