Questão 60 Comentada - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Vestibular - Segundo Exame - UERJ (2015)

Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.

Taxa de desemprego (2013) Sucesso eleitoral do Partido Nacional
Democrata Alemão (2013)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Adaptado de washingtonpost.com, 31/10/2014.

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:


  • A inclusão política
  • B automação industrial
  • C sentimento xenófobo
  • D qualificação profissional

Gabarito comentado da Questão 60 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Vestibular - Segundo Exame - UERJ (2015)

Trata-se de uma questão de interpretação dos mapas. No mapa à esquerda, observa-se que a porção oriental da Alemanha apresenta uma taxa de desemprego mais elevada em 2013. No mapa à direita, identifica-se que a mesma região concentra um número significativo de eleitores do Partido Nacional Democrata, conhecido por seu discurso anti-imigração.

Conclui-se, portanto, que a porção oriental da Alemanha possui uma parcela da população com sentimentos xenófobos, provavelmente associados à competição por empregos escassos com imigrantes. Diante disso, a resposta correta é a letra C.