Questão 43 do Concurso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Técnico - enfermagem (2017)

Sobre o Processo de Enfermagem, previsto pela Resolução nº 358, de 2009, do Conselho Federal de Enfermagem, é INCORRETO afirmar:

  • A O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes: histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação.
  • B Quando realizado em instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, em domicílios, em escolas e em associações comunitárias, o Processo de Saúde de Enfermagem corresponde ao que usualmente é denominado, nesses ambientes, Consulta de Enfermagem.
  • C O Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.
  • D O Processo de Enfermagem deve estar baseado em uma terminologia de enfermagem que oriente a coleta de dados, o estabelecimento de diagnósticos de enfermagem e o planejamento das ações ou as intervenções de enfermagem e que forneça a base para a avaliação dos resultados de enfermagem alcançados.
  • E O técnico de enfermagem e o auxiliar de enfermagem participam da execução do Processo de Enfermagem, naquilo que lhes couber, sob a supervisão e a orientação do enfermeiro.