Questão 16 do Concurso Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBM-SC) - Soldado (2013)

A escravidão, também denominada de escravismo, escravagismo ou escravatura, é uma prática social de exploração humana, onde o escravo é considerado uma mercadoria. Sob o ponto de vista histórico, pode-se afirmar que a escravidão se enquadra nos seguintes aspectos, exceto:

  • A Nas sociedades onde o escravo era considerado uma mercadoria, os preços variavam de acordo com as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino do escravo.
  • B Na Idade Média, os escravos atenienses não podiam ser vendidos, trocados ou comprados, pois eles eram propriedade das cidades gregas que podiam conceder a proprietários o direito definitivo de posse de alguns escravos (os italiotas).
  • C A escravidão nos tempos modernos era baseada num forte preconceito racial em que o grupo étnico ao qual pertencia o comerciante era considerado superior.
  • D Com a exploração do trabalho escravo, tornava-se possível a produção de excedentes e uma enorme acumulação de riquezas, contribuindo assim, para o desenvolvimento econômico e cultural que a humanidade conheceu em alguns momentos históricos e épocas.