Os motores trifásicos são alimentados por um sistema trifásico a três fios. Representam a grande maioria dos motores empregados nas instalações industriais. Podem ser de indução ou síncrono. São constituídos de duas partes básicas; Estator e Rotor. Podemos afirmar que o Estator é formado pelos elementos.
- A Eixo; responsável pela transmissão da potência mecânica gerada. Núcleo de chapas; constituído de chapas magnéticas adequadamente fixadas sobre o eixo. Barras de anéis de curto-circuito; constituído de alumínio injetado sobre pressão.
- B Carcaça; constituída de uma estrutura de construção robusta, fabricada em ferro fundido, aço ou alumínio injetado, resistente a corrosão e com superfície aletada e que tem como objetivo suportar todas as partes fixas e moveis do motor. Núcleo de chapas; constituído de chapas magnéticas adequadamente fixadas ao estator. Enrolamento; dimensionado em material condutor isolado, dispostos sobre o núcleo e ligados a rede elétrica de alimentação.
- C Carcaça; constituída de uma estrutura de construção robusta, fabricada em ferro fundido, aço ou alumínio injetado, resistente a corrosão e com superfície aletada e que tem como objetivo suportar todas as partes fixas e moveis do motor. Terminais; conectores metálicos que recebem os condutores de alimentação do motor. Ventilador; responsável pela remoção do calor acumulado na carcaça.
- D Carcaça; constituída de uma estrutura de construção robusta, fabricada em ferro fundido, aço ou alumínio injetado, resistente a corrosão e com superfície aletada e que tem como objetivo suportar todas as partes fixas e moveis do motor. Núcleo de chapas; constituído de chapas magnéticas adequadamente fixadas sobre o eixo. Ventilador; responsável pela remoção do calor acumulado na carcaça.