Questões de Circuitos Elétricos na Engenharia Elétrica (Engenharia Elétrica)

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O motor universal é conhecido por sua capacidade de fornecer alto torque em uma ampla faixa de velocidades e por operar tanto com corrente alternada (CA) quanto com corrente contínua (CC). Em relação ao torque e ao sentido de rotação do motor universal, o

  • A sentido de rotação do motor universal pode ser facilmente alterado invertendo-se a polaridade da fonte de alimentação.
  • B sentido de rotação do motor universal é fixo devido à disposição das escovas e das conexões do enrolamento.
  • C torque gerado pelo motor universal é independente da corrente que passa pela armadura.
  • D motor universal tem um torque que é inversamente proporcional ao quadrado da corrente.
  • E sentido de rotação do motor universal pode ser alterado sem modificar a disposição das escovas ou a conexão dos enrolamentos.

Em circuitos elétricos e eletrônicos é comum que tenham fontes dependentes e independentes, sejam de tensão ou de corrente, principalmente à medida que esses circuitos são maiores e mais complexos. Para reduzir a complexidade e simplificar parte desses circuitos, é usual o emprego dos métodos de Thévenin e Norton, principalmente para se obter a resistência equivalente vista através de dois terminais, sendo que em circuitos com fontes dependentes é preciso desligar as fontes

  • A dependentes de corrente e independentes de tensão, injetar uma fonte de corrente de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação entre a tensão e a corrente resultante.
  • B dependentes de tensão e independentes de corrente, injetar uma fonte de corrente de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação inversa entre a tensão e a corrente resultante.
  • C independentes de corrente e de tensão, manter as fontes dependentes de tensão e de correntes ativas e calcular a resistência equivalente a partir dos resistores remanescentes.
  • D independentes de tensão e corrente, manter as fontes dependentes ativas, injetar uma fonte de corrente ou aplicar uma tensão de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação entre a tensão e a corrente resultante.
  • E dependentes, manter as fontes independentes ativas, injetar uma fonte de corrente ou aplicar uma tensão de teste no circuito, e calcular a resistência equivalente a partir da relação inversa entre a tensão e a corrente resultante.

Um engenheiro precisa projetar uma bateria com tensão igual a 33,6V, resistência série não superior a 32mΩ e capacidade maior ou igual a 45Ah para ser utilizada em uma missão espacial. Para esse projeto ele tem disponível células de íons de lítio de 4,2V, resistência série de 22mΩ e capacidade de carga de 10Ah. 

Considerando que as conexões entre as células são ideais, assinale a opção que indica o número mínimo de células necessário para esse projeto. 

  • A 32.
  • B 36.
  • C 40.
  • D 44.
  • E 48.

Os transformadores de acoplamento são utilizados para realizar casamento de impedância entre fontes de alta impedância de saída e cargas de baixa impedância. Este tipo de transformador é especialmente projetado para essa tarefa.
Com base nesse conceito, um amplificador de áudio possui impedância de saída de 96 Ω e deve acionar, por meio de um transformador de acoplamento, um alto-falante com 8 Ω de impedância de entrada.
Considerando o transformador como ideal e a parte imaginária da impedância desprezível, para que seja transferida a máxima potência do amplificador para o alto-falante, a relação de transformação a desse transformador deve ser

  • A a = 12.
  • B a = 2√3.
  • C a = 1/12 .
  • D a = 1/23.
  • E a = 144.

Um solenoide com núcleo de ar, de comprimento de 20 cm, é constituído por 1000 espiras enroladas com diâmetro de 2/π metros.
Considere que μ0 = 4π ⋅ 10−7 H/m.
A indutância deste solenoide e a taxa de variação de sua corrente para que sua força eletromotriz autoinduzida seja de 24 V, são dadas, respectivamente, por

  • A 2 mH e 12 A/S .
  • BmH e 6 A/S .
  • CH e -12 A/S .
  • DH e -6 A/S .
  • EH e 6 A/S .