Questão 5 Comentada - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IF-MS) - Técnico - Tecnologia da Informação - IF-MS (2019)

Todas as coisas cujos valores podem ser

Disputados no cuspe à distância

Servem para poesia

(...)


As coisas que não levam a nada

têm grande importância

Cada coisa ordinária é um elemento de estima

Cada coisa sem préstimo

tem seu lugar

na poesia ou na geral

(...)


As coisas que não pretendem, como

por exemplo: pedras que cheiram

água, homens

que atravessam períodos de árvore,

se prestam para poesia


Tudo aquilo que nos leva a coisa nenhuma

e que você não pode vender no mercado

como, por exemplo, o coração verde

dos pássaros,

serve para poesia

(...)

BARROS, Manoel. Adaptado. In: Matéria de Poesia. São Paulo: LeYa, 2013. p. 9.


Manoel de Barros é considerado um dos principais poetas da literatura contemporânea. A partir da leitura do texto, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A poesia é um exemplo de texto denotativo, uma vez que se vale de figuras de linguagem como a metáfora, a sinestesia e a antítese para a sua elaboração.
  • B O poeta se vale da metalinguagem para a construção de seus versos, já que o texto se preocupa em usar as palavras em seu sentido usual, referindo-se a uma realidade concreta, configurando-se como texto denotativo.
  • C A estrutura poética de versos livres configura o texto como denotativo, pois apresenta a subjetividade do emissor, atribuindo novos significados ao sentido real das palavras.
  • D O texto demonstra-se objetivo porque utiliza as palavras em sentido dicionarizado, sem elaborações de sentido figurado como metáforas, sinestesias e aliterações, configurando-se como texto conotativo.
  • E Trata-se de um texto conotativo porque apresenta a subjetividade do emissor, além disso, os versos são construídos por meio de figuras de linguagem como a sinestesia e a comparação.