Leia o texto para responder à questão:
Brasil tem analfabetos demais
Não bastasse o número de analfabetos funcionais ser alarmante (29%), o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, em parceria com Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef, também identificou que apenas um em cada quatro brasileiros entre 15 e 64 anos, ou 23% da população, tem nível considerado elevado de habilidade digital. Foi a primeira vez que o levantamento mediu o nível de alfabetização no contexto digital.
Atividades que parecem triviais para alguns, como fazer uma compra online, inscrever-se para um evento por meio de canais digitais ou procurar um filme em uma plataforma de streaming são desafiadoras para uma infinidade de brasileiros.
Além disso, fraudes contra os cidadãos expõem como é urgente ampliar o chamado letramento digital da população, já que a comunicação com prestadores de serviços e bancos, por exemplo, se dá cada vez mais por canais virtuais.
Faces da mesma moeda, o analfabetismo funcional e a falta de habilidades digitais dos brasileiros exigem que o País promova, ao mesmo tempo, educação básica de qualidade e aprimoramento daqueles que, mesmo alfabetizados em um mundo analógico, vivem às escuras no presente, que já é digital.
(Editorial. Em: https://www.estadao.com.br/, 07.05.2025. Adaptado)
Considerando-se o sentido expresso pelo advérbio “demais”, no título do texto, e o sentido expresso pelo adjetivo “alarmante”, no 1° parágrafo, conclui-se corretamente que esses termos
- A se solidarizam para defender o argumento de que a falta de qualidade da educação é problema antigo sem reflexo no presente.
- B se prestam a construir uma argumentação contrária aos avanços da educação, mostrando que a brasileira não muda mais.
- C se orientam em função de uma argumentação que reconhece o desinteresse da população por uma educação de qualidade.
- D se articulam dialeticamente no texto, fortalecendo a ideia de que a educação nacional superou mazelas do passado.
- E se harmonizam no texto para fortalecer a argumentação em favor de uma educação brasileira de qualidade.