Questões comentadas de Concursos para Analista de Gestão de Pessoas

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A pontuação está em conformidade com a norma- -padrão em:

  • A As palavras permitem que, os poetas, façam manobras radicais, como são feitas, com skate.
  • B No skate, as manobras radicais precisam do corpo; na poesia, elas precisam das palavras.
  • C De um lado manobras feitas com o skate pelos garotos; de outro com palavras, pelos poetas.
  • D Quando se anda de skate, é possível surgir uma manobra radical que sempre, é muito legal.
  • E A prática do skate, fica muito mais legal, com as manobras radicais que utilizam o corpo.

A leitura da tira permite concluir que

  • A o filho considera o skate um esporte com manobras radicais, diferente do que é a escrita dos poetas.
  • B o filho demonstra muito interesse pelas manobras radicais do skate e pouco interesse pelos poetas.
  • C o pai explica ao filho que a escrita dos poetas envolve desafios, comparando-a com a prática do skate.
  • D o pai e o filho reconhecem a escrita dos poetas como sendo mais desafiadora do que a prática do skate.
  • E o pai confunde o filho quando tenta associar os desafios do skate ao uso das palavras pelos poetas.

Entender os modelos patrimonialista, burocrático e gerencial da administração pública é fundamental para aprimorar a eficiência e eficácia do serviço público. Entre as características do modelo gerencial, é correto afirmar que

  • A se preocupa com a mitigação de cargos e benefícios, assim como uma participação dos agentes públicos na tomada de decisões.
  • B evidencia a verticalização das estruturas e a descentralização de funções para um melhor atendimento do interesse público.
  • C enfatiza a racionalidade, a padronização e previsibilidade dos procedimentos voltados ao poder do Estado.
  • D busca uma abordagem mais flexível e orientada para resultados, o que contribui para uma gestão transparente e eficaz.
  • E vincula as ações administrativas a normas e regulamentos detalhados, buscando evitar decisões arbitrárias.

Considerando-se o sentido expresso pelo advérbio “demais”, no título do texto, e o sentido expresso pelo adjetivo “alarmante”, no 1° parágrafo, conclui-se corretamente que esses termos

  • A se solidarizam para defender o argumento de que a falta de qualidade da educação é problema antigo sem reflexo no presente.
  • B se prestam a construir uma argumentação contrária aos avanços da educação, mostrando que a brasileira não muda mais.
  • C se orientam em função de uma argumentação que reconhece o desinteresse da população por uma educação de qualidade.
  • D se articulam dialeticamente no texto, fortalecendo a ideia de que a educação nacional superou mazelas do passado.
  • E se harmonizam no texto para fortalecer a argumentação em favor de uma educação brasileira de qualidade.

No último parágrafo do texto, quando se diz que o analfabetismo funcional e a falta de habilidades digitais dos brasileiros são “faces da mesma moeda”, o objetivo é afirmar que

  • A ambos representam diferentes facetas de um mesmo problema.
  • B ambos podem ser superados habilmente com recursos da tecnologia.
  • C a solução para esses dois problemas se dá com dinheiro público.
  • D ambos designam aspectos opostos da realidade educacional do país.
  • E a hierarquia entre os problemas é pouco evidente para as pessoas.