Leia o texto a seguir que apresenta uma habilidade presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC-2017) para Arte nos anos iniciais da educação escolar:
(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceitos, experiências pessoais e coletivas de dança na escola, como fonte para a construção de vocabulário e repertórios próprios.
Para uma aula de dança do 4º ano, na qual um professor deseja incentivar os estudantes a desenvolver essa habilidade, qual das seguintes atividades o professor pode propor?
- A Imitar os passos de uma dança religiosa como o Candomblé, explicando seu significado com vocabulário relevante.
- B Participar da criação de uma coreografia de danças afro-americanas que eles revisaram em sala de aula, fazendo acordos dentro de cada grupo.
- C Executar movimentos corporais livremente enquanto ouve melodias de diferentes interpretações do estilo bossa nova, indicando sua preferência.
- D Discutir em roda de conversa suas experiências como espectadores ou participantes de sambas batucadas, compartilhando as emoções vivenciadas.
- E Assistir a vídeos de apresentações de dança de artistas que fazem parte do movimento da música popular brasileira, identificando os diferentes momentos das apresentações.