Questão 45 Comentada - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) - Professor - Sociologia - FGV (2023)

As pessoas gastam muito tempo questionando os efeitos dos meios de comunicação, acreditando numa relação simples e direta entre causa e efeito. Supõem que as afirmações transmitidas por qualquer mídia produzem imediatas mudanças de opinião ou, o que também seria um efeito, reforçam a opinião da audiência. Em geral, a relação entre os meios de comunicação e a audiência tem sido comparada a uma conversa privada entre duas pessoas, na qual uma diz algo e a outra termina reforçada ou convertida. A influência real da mídia é muito mais complexa e muito diferente do modelo de conversa privada e individual. Os meios gravam os estereótipos em nossas mentes, mediante inumeráveis repetições e isso serve de pavimento do “mundo intermediário” ou do pseudo ambiente que surge entre o público e o mundo objetivo exterior. Esta é a consequência da seleção do que deve ser atendido pelo público, do que deve ser considerado urgente, dos assuntos que devem importar a todo o mundo. Tudo isso é decidido pela mídia.

NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. A espiral do silêncio: opinião pública nosso tecido social. Florianópolis: Estudos Nacionais, 2017. (Adaptado)

De acordo com a noção de comunicação de massa de Noelle-Neumann, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre mídia e poder.
  • A A uniformização dos interesses da audiência confere poder ao público que desempenha papel de regulador dos métodos de veiculação da comunicação.
  • B A difusão da informação em larga escala, que desempenha função didática e de democratização, exerce poder ao alcançar grupos sociais marginalizados.
  • C A consonância do processo de difusão da informação, reconhecida na reiteração do conteúdo veiculado, exerce poder ao ampliar a exposição da audiência à informação.
  • D A difusão seletiva dos meios de comunicação, que tem como elemento central a divulgação de informações, exerce poder ao favorecer o processo crítico do receptor.