Conforme Maria Cicília Peruzzo (1998), as pautas do jornalismo comunitário diferem-se das pautas dos grandes veículos de comunicação, pois no jornalismo comunitário as questões são discutidas no micro e não no macro. Em continuação aos conceitos dessa autora, sobre as transformações dos modelos de atuação do jornalismo, que inclusive, se igualam ao que pensa a maioria dos críticos de jornalismo, é correto afirmar, que:
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
PERUZZO, Maria Cicília K. Comunicação nos movimentos populares. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
- A O jornalismo comunitário prioriza temas que muitas vezes só interessam àquela comunidade específica e que não teriam espaço em outros tipos de veículos de comunicação que tenham por princípio a comunidade observada de forma geograficamente maior.
- B O jornalismo comunitário geralmente está ligado a uma grande zona geográfica, cuja cobertura pode se dar até mesmo em outros países.
- C O jornalismo comunitário geralmente está ligado a uma grande zona geográfica, onde vários tipos de veículos de comunicação fazem a cobertura jornalística.
- D O jornalismo comunitário geralmente está ligado a uma grande zona geográfica, portanto, a cobertura dos fatos se dá em cima de acontecimentos da região interestadual, nacional e internacional, fazendo com que a populações específicas se vejam refletidas nos acontecimentos
- E O jornalismo comunitário não prioriza temas que muitas vezes só interessam àquela comunidade específica e que não teriam espaço em outros tipos de veículos de comunicação que tenham por princípio a comunidade observada de forma geograficamente maior.