Texto I
Inteligência artificial pode trazer benefícios na área da educação
Uma sala de aula sem fronteiras, em que os novos conhecimentos chegam aos alunos respeitando o tempo de aprender de cada um. Quando há uma dificuldade, o apoio vem de maneira oportuna por meio de uma intervenção que auxilia o aluno a superar os desafios da aprendizagem ou redireciona o caminho do aprendizado, tentando encontrar a abordagem mais adequada para a construção do conhecimento. Quando não há mais dúvidas, conteúdos avançados se apresentam para desafiar o aprendiz. O avanço do estudante em suas descobertas é avaliado em tempo real, à medida que interage com os demais alunos e vai construindo o próprio conhecimento com as pequenas conquistas do dia a dia. O professor acompanha de perto a evolução e vai ajustando, de acordo com as características daquele ser humano, o conteúdo que ensina e a forma como ensina.
Será assim a sala de aula do futuro, dizem os especialistas em inteligência artificial. Mas, olhando para a situação presente do sistema educacional brasileiro, parece que essa é uma utopia inalcançável até mesmo em longo prazo. É realmente viável empregar as novas tecnologias para criar um ensino mais personalizado, flexível, inclusivo e motivador?
De acordo com o professor Seiji Isotani, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, as ferramentas da área de inteligência artificial permitem amplificar a inteligência humana. “A gente já consegue verificar, por exemplo, para conjuntos de milhares de alunos, abordagens de ensino que têm maior potencial de auxiliar a aprendizagem e, assim, apoiar o professor na tomada de decisão pedagógica.”
https://jornal.usp.br/universidade/inteligencia-artificialpode-trazer-beneficios-na-area-da-educacao/ - adaptado
O texto I apresenta um ponto de vista seguido de argumentos que defendem a visão apresentada. Sobre os argumentos, afirma-se que:
- A comprovam a tese, já que são incontestáveis, ainda que, por vezes, baseados em não verdades, as quais comprometem os conteúdos discutidos na defesa de opinião
- B validam a tese, mas transmitem muitas dúvidas ao leitor, quando lançam perguntas de diferentes naturezas, fato que ocorre no final do segundo parágrafo do texto
- C defendem a tese, tal como ocorre, no terceiro parágrafo, em forma de argumento de autoridade, construído a partir da declaração de um professor da USP, considerado referência no tema
- D permitem o entendimento da tese, posto que são visões pertencentes ao senso comum e, portanto, de acesso muito facilitado aos públicos impactados por esse traço da realidade contemporânea