Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Diversos Cargos (UFMT - 2019) Questão 1

Comunidades tradicionais apresentam artesanato tocantinense na 19ª Agrotins


A diversidade do artesanato do Tocantins produzido de forma sustentável pelas mãos talentosas dos artesãos das comunidades tradicionais encanta pela delicadeza, criatividade e originalidade. [...]

No estande da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), os artesãos de várias regiões do estado estão expondo e comercializando as peças produzidas com capim dourado, sementes, madeira, bucha vegetal, além de biojoias. No local, também estão em exposição: a famosa paçoca de carne de sol do município de Arraias, o biscoito amor perfeito da cidade de Natividade, licores com frutos do Cerrado.

[...]

Para o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a Agrotins representa uma vitrine para que os visitantes conheçam nossos potenciais turísticos e culturais. “A feira atrai milhares de visitantes, sendo uma grande oportunidade para apresentarmos nossos roteiros turísticos, além do artesanato e as manifestações culturais do nosso estado, o que fomenta a economia criativa, gerando mais empregos e renda”, enfatizou.

[...]

(Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/08/comunidades-tradicionais-apresentam-artesanato-tocantinense. Acesso em 21/05/2019.)



A respeito do texto, assinale a afirmativa correta.

  • A O presidente da Adetuc considera a Agrotins a única possibilidade de publicizar os potenciais turísticos e culturais do estado.
  • B Apesar de terem sido extraídas algumas partes do texto original, pode-se considerar que este adaptado configura a ordem clássica de textos expositivos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • C No primeiro parágrafo, o emprego da expressão mãos talentosas desvia a atenção do leitor em relação ao trabalho das comunidades tradicionais.
  • D No segundo parágrafo, está excluída a possibilidade de os artigos produzidos pelos artesãos serem vendidos aos visitantes da Agrotins.

Encontre mais questões

Voltar