Um médico veterinário é contratado para realizar uma eutanásia em um animal de companhia com doença terminal e sofrimento irreversível. Durante o procedimento, ele é questionado pelo tutor sobre a legalidade e os princípios éticos envolvidos. Com base no Código de Ética do Médico Veterinário, qual é a conduta correta que o profissional deve adotar?
- A Proceder com a eutanásia, desde que o tutor assine um termo de consentimento e o procedimento seja realizado de forma humanitária, respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
- B Realizar a eutanásia apenas com o consentimento verbal do tutor, sem necessidade de documentação formal.
- C Recusar-se a realizar a eutanásia, pois o Código de Ética proíbe qualquer forma de interrupção da vida animal, independentemente das circunstâncias.
- D Realizar a eutanásia sem a necessidade de consentimento do tutor, desde que o médico veterinário julgue que é a melhor decisão para o bem-estar do animal.
- E Delegar a decisão ao tutor, sem a necessidade de seguir as diretrizes do Código de Ética, pois a responsabilidade final é do proprietário do animal.