Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (AL-RR) - Jornalista (2018) Questão 25

Sobre a cibercultura analisada pela perspectiva de André Lemos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A cibercultura nasce no desdobramento da relação da tecnologia com a modernidade que se caracterizou pela dominação, através do projeto racionalista-iluminista, da natureza e do outro.
  • B A compreensão da cibercultura passa pela novidade. Não há como entendê-la se olharmos para uma perspectiva histórica uma vez que não faz parte de nada que fosse conhecido até então. Por isso, os estudos centram-se no agora e ignoram os desdobramentos sociais, históricos, econômicos e culturais.
  • C Mas o desenvolvimento tecnológico não dita de forma irreversível os caminhos da vida social. A partir da década de sessenta, a emergência de novas formas de sociabilidade vão dar outros rumos ao desenvolvimento tecnológico, transformando, desviando e criando relações inusitadas do homem com as tecnologias de comunicação e informação.
  • D A cibercultura é centrada agora na transformação do mundo em dados binários para futura manipulação humana (simulação, interatividade, genoma humano, engenharia genética, etc.)

Encontre mais questões

Voltar