Durante a década de 1930, a canção popular firmou-se, de vez, como o traço essencial e mais evidente da fisionomia musical do Brasil moderno.
SCHWARCZ; STARLING. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 313.
Acerca da canção popular no período retratado pelas autoras, é correto afirmar:
- A A institucionalização do Carnaval e a consolidação do rádio foram os dois eventos mais importantes para afirmar a pretensa construção do que significava ser brasileiro.
- B Noel Rosa, nome crucial do samba desde a década anterior, continuou a liderar a geração de sambistas que tocavam na rádio, até ser perseguido pela criação do Departamento de Imprensa e Propaganda em 1939.
- C Foi notável no período as disputas culturais em torno dos ideais da malandragem e do culto ao trabalho, simbolizado pelo embate nas letras das canções de Wilson Batista e Noel Rosa.
- D As rádios contribuíram para a popularização e para a homogeneização cultural do Brasil no período, tendo em vista que as canções de samba, tipicamente cariocas, eram divulgadas como síntese do Brasil.